ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Liturgia dominical
Palavra de deus todos os dias

Liturgia dominical

XXI do tempo comum Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Liturgia dominical
Domingo, 21 de Agosto

XXI do tempo comum


Primeira Leitura

Isaías 66,18-21

Eu conheço as suas obras e os seus planos.»

«Eu virei para reunir os povos de todas as línguas;todos virão e contemplarão a minha glória. Colocarei no meio deles um sinal; enviarei alguns dos seus sobreviventes às nações: a Társis, a Pul e a Lud, especialistas do arco, a Tubal, à Grécia e às ilhas longínquas, que nunca ouviram falar de mim, nem viram a minha glória. Eles revelarão a minha glória a estas nações. E de todos estes países trarão os vossos irmãos, como se se tratasse de uma oferenda ao Senhor. Virão a cavalo, em carros, em liteiras, em mulos e em camelos, até ao meu monte santo de Jerusalém - diz o Senhor - tal como os filhos de Israel trazem as suas oferendas em vasos puros à casa do Senhor. Escolherei de entre eles sacerdotes e levitas - diz o Senhor.

Salmo responsorial

Salmo 116 (117)

Louvai o Senhor, todas as nações!
Exaltai-o, todos os povos!

Porque o seu amor para connosco não tem limites
e a fidelidade do Senhor é eterna!
Aleluia!

Segunda Leitura

Hebreus 12,5-7.11-13

Esquecestes a exortação que vos é dirigida como a filhos:
Meu filho, não desprezes a correcção do Senhor,
e não desanimes quando és repreendido por Ele,

porque o Senhor corrige os que ama
e castiga todo o que reconhece como filho.

É para vossa correcção que sofreis. Deus trata-vos como filhos; e qual é o filho a quem o pai não corrige? É certo que toda a correcção, no momento em que é aplicada, não parece ser motivo de alegria, mas de tristeza; mais tarde, porém, produz um fruto de paz e de justiça nos que foram exercitados por ela. Por isso, levantai as vossas mãos fatigadas e os vossos joelhos enfraquecidos, fazei caminhos rectos para os vossos pés, para que o coxo não coxeie mais, mas seja curado.

Leitura do Evangelho

Aleluia aleluia, aleluia

Ontem fui sepultado com Cristo,
hoje ressuscito convosco que ressuscitastes;
convosco fui crucificado,
recordai-vos de mim, Senhor, no vosso Reino.

Aleluia aleluia, aleluia

São Lucas 13,22-30

Jesus percorria cidades e aldeias, ensinando e caminhando para Jerusalém. Disse-lhe alguém: «Senhor, são poucos os que se salvam?» Ele respondeu-lhes: «Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, porque Eu vos digo que muitos tentarão entrar sem o conseguir. Uma vez que o dono da casa se levante e feche a porta, ficareis fora e batereis, dizendo: ‘Abre-nos, Senhor!' Mas ele há-de responder-vos: ‘Não sei de onde sois.' Começareis, então, a dizer: ‘Comemos e bebemos contigo e Tu ensinaste nas nossas praças.' Responder-vos-á: ‘Repito-vos que não sei de onde sois. Apartai-vos de mim, todos os que praticais a iniquidade.' Lá haverá pranto e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaac, Jacob e todos os profetas no Reino de Deus, e vós a serdes postos fora. Hão-de vir do Oriente, do Ocidente, do Norte e do Sul, sentar-se à mesa no Reino de Deus. E há últimos que serão dos primeiros e primeiros que serão dos últimos.»

 

Aleluia aleluia, aleluia

Ontem fui sepultado com Cristo,
hoje ressuscito convosco que ressuscitastes;
convosco fui crucificado,
recordai-vos de mim, Senhor, no vosso Reino.

Aleluia aleluia, aleluia

Homilia

A liturgia deste domingo abre-se com a visão da salvação: "Eu - diz o Senhor - virei para reunir todos os povos e todas as línguas. Todos virão para admirar a minha glória" (Is 66, 18). Podemos dizer que Deus não esconde o seu projecto de salvação, ou seja, o de tornar todos os povos da Terra numa só família. No Evangelho de Lucas anunciado neste domingo, alguém pergunta a Jesus: "Senhor, é verdade que são poucos aqueles que se salvam?" (13, 23). Na verdade, a opinião corrente baseava-se na convicção de que bastava pertencer ao povo eleito para participar no Reino futuro. Esta pergunta, pelo contrário, parece sugerir que não é suficiente pertencer ao povo eleito para obter a salvação. Jesus está de acordo, mas vai mais além. Não responde directamente ao interlocutor e dirige-se a todos dizendo: "Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, porque vos digo: muitos tentarão entrar e não conseguirão". Eis, pois, a questão central colocada por Jesus através da imagem da porta: é urgente aderir ao Evangelho. Sabemo-lo por experiência: a porta do egoísmo é larga. Portanto, tem razão a Carta aos Hebreus em nos recordar a correcção. Sim, a correcção do nosso coração, do nosso comportamento. E a porta é o Evangelho. Quem acolhe o Evangelho com o coração é como se fosse podado. E é verdade, como escreve a Carta aos Hebreus que, "no momento em que é aplicada, qualquer correcção parece não ser motivo de alegria, mas de tristeza; porém, mais tarde, produz um fruto de paz e de justiça" (v. 11). E o fruto é o de entrar na grande sala preparada pelo Senhor, onde "muita gente virá do Oriente e do Ocidente, do Norte e do Sul e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus" (Lc 13, 29).

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO