ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração pelos doentes
Palavra de deus todos os dias

Oração pelos doentes

Na Basílica de Santa Maria in Trastevere, reza-se pelos doentes. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração pelos doentes
Segunda-feira, 3 de Outubro

Na Basílica de Santa Maria in Trastevere, reza-se pelos doentes.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eis o Evangelho dos pobres, a libertação dos prisioneiros,
a vista dos cegos, a libertação dos oprimidos

Aleluia aleluia, aleluia

Gálatas 1,6-12

Estou admirado de que tão depressa vos afasteis daquele que vos chamou pela graça de Cristo, para seguirdes outro Evangelho. Que outro não há; o que há é certa gente que vos perturba e quer perverter o Evangelho de Cristo. Mas, até mesmo se nós ou um anjo do céu vos anunciar como Evangelho o contrário daquilo que vos anunciámos, seja anátema. Como anteriormente dissemos, digo agora mais uma vez: se alguém vos anuncia como Evangelho o contrário daquilo que recebestes, seja anátema. Estarei eu agora a tentar persuadir homens ou a Deus? Ou será que estou a procurar agradar aos homens? Se ainda pretendesse agradar aos homens, não seria servo de Cristo. Com efeito, faço-vos saber, irmãos, que o Evangelho por mim anunciado, não o conheci à maneira humana; pois eu não o recebi nem aprendi de homem algum, mas por uma revelação de Jesus Cristo.

 

Aleluia aleluia, aleluia

O Filho do Homem veio para servir
quem quiser ser grande, faça-se servo de todos

Aleluia aleluia, aleluia

Paulo escreve às «Igrejas da Galácia» - a região central da actual Turquia - e apresenta-se realçando de maneira particular, a sua autoridade de apóstolo. Escreve-lhes porque está preocupado pelo erro em que caíram. Com efeito, alguns falsos mestres tinham-lhes convencido a passarem para um outro evangelho em relação ao que ele lhes tinha anunciado, isto é, que a Salvação provém unicamente da fé em Jesus, único Salvador. O apóstolo está decidido em conservar a integridade do «Evangelho de Cristo». Ele mesmo - afirma o apóstolo - é o primeiro a obedecer ao Evangelho recebido de Jesus Cristo. É, portanto, falso o que os falsos mestres querem dar a entender dele para o desacreditarem, isto é, que ele só quer «agradar aos homens». O apóstolo, de modo firme, reivindica que quer «agradar apenas a Deus», precisamente porque anuncia apenas o que recebeu de Jesus. Se assim não fosse - escreve o apóstolo - "não seria servo de Cristo!". Para Paulo, o enviado de Cristo é chamado a servi-l'O, ou seja, a administrar a riqueza e a novidade da fé em Cristo como único Salvador. Quem não aceita a fé, na verdade, não aceita Jesus como seu salvador. Não é um problema de simples doutrina, mas de escolha em confiar apenas em Jesus que salva. Ser "servo de Cristo" significa obedecer-Lhe e realizar a tarefa que Ele confia a cada discípulo. Para Paulo a tarefa é, antes de mais, "anunciar o Evangelho", como escreve sempre aos coríntios: "Anunciar o Evangelho não é título de glória para mim, pelo contrário, é uma necessidade que me foi imposta: ai de mim, se eu não anunciar o Evangelho!". (1Cor 9, 16).

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO