ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração da Santa Cruz
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração da Santa Cruz
Sexta-feira, 7 de Outubro


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eis o Evangelho dos pobres,
a libertação dos prisioneiros,
a vista dos cegos,
a libertação dos oprimidos

Aleluia aleluia, aleluia

Gálatas 3,7-14

Ficai, por isso, a saber: os que dependem da fé é que são filhos de Abraão. E como a Escritura previu que é pela fé que Deus justifica os gentios, anunciou previamente como evangelho a Abraão: Serão abençoados em ti todos os povos. Assim, os que dependem da fé são abençoados com o crente Abraão. É que todos os que estão dependentes das obras da Lei estão sob maldição, pois está escrito: Maldito seja todo aquele que não persevera em tudo o que está escrito no livro da Lei, em ordem a cumpri-lo. E que, pela Lei, ninguém é justificado diante de Deus, é coisa evidente, pois aquele que é justo pela fé é que viverá. E a Lei não está dependente da fé; pelo contrário: Quem cumprir as suas prescrições viverá por elas. Cristo resgatou-nos da maldição da Lei, ao fazer-se maldição por nós, pois está escrito: Maldito seja todo aquele que é suspenso no madeiro. Isto, para que a bênção de Abraão chegasse até aos gentios, em Cristo Jesus, para recebermos a promessa do Espírito, por meio da fé.

 

Aleluia aleluia, aleluia

O Filho do Homem veio para servir
quem quiser ser grande, faça-se servo de todos

Aleluia aleluia, aleluia

A prova bíblica a que o apóstolo recorre para justificar que é a fé que salva e não a Lei inicia com o julgamento da Escritura sobre Abraão, o pai dos crentes, que foi justificado pela sua fé. Abraão - recorda Paulo aos Gálatas - teve uma descendência numerosa como as estrelas do céu (cf. Gn 15, 5) apenas pela sua fé e não decerto, pelas suas qualidades ou as suas forças. Aliás, ele nem sequer podia ter um só filho de Sara. No entanto, Abraão acreditou na promessa de Deus e teve como dádiva um filho. Na verdade, também o hebraísmo tinha exaltado a centralidade da fé de Abraão, mas salientava apenas cada acto que ele tinha realizado para cumprir a Lei. Neste sentido, o hebraísmo falava de "filhos de Abraão", que significava algo mais do que a simples descendência física: era verdadeiro filho de Abraão aquele que cumpria os preceitos da Lei. Pelo contrário, Paulo considera que a fé de Abraão consiste no total abandono a Deus. É esta a "fé" que Deus exige do homem. E, portanto, os filhos de Abraão são "aqueles que têm fé", isto é, aqueles que vivem de fé. Eles, e nenhum outro, é que podem utilizar esse título. Para o apóstolo, Abraão é a figura daquilo que se realizará na plenitude dos tempos com Jesus. Na "fé" de Abraão, Deus abençoava e justificava todas as nações, todos os que "por fé" se abandonariam a Deus em Jesus Cristo: "Aqueles que têm fé são os abençoados juntamente com Abraão, que acreditou". Em Jesus, a "bênção de Abraão" estende-se a todos, a todos os humanos, qualquer que seja a cultura de pertença. Nós - escreve Paulo aos Gálatas - fomos envolvidos na salvação quando, mediante a fé, "recebemos o Espírito prometido".

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO