ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Liturgia dominical
Palavra de deus todos os dias

Liturgia dominical

XXVIII do tempo comum
Memória do patriarca Abraão. Na fé partiu para uma terra que não conhecia, que lhe fora prometida por Deus. Por esta fé é chamado pai dos crentes hebreus, cristãos e muçulmanos.
Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Liturgia dominical
Domingo, 9 de Outubro

XXVIII do tempo comum
Memória do patriarca Abraão. Na fé partiu para uma terra que não conhecia, que lhe fora prometida por Deus. Por esta fé é chamado pai dos crentes hebreus, cristãos e muçulmanos.


Primeira Leitura

II Reis 5,14-17

Naaman desceu ao Jordão e lavou-se sete vezes, como lhe ordenara o homem de Deus, e a sua carne tornou-se como a de uma criança e ficou limpo. Voltou, então, ao homem de Deus com toda a sua comitiva; entrou, apresentou-se diante dele e disse: «Reconheço agora que não há outro Deus em toda a Terra, senão o de Israel. Aceita este presente do teu servo.» Eliseu respondeu: «Pelo Senhor, o Deus vivo a quem sirvo, juro que nada aceitarei.» E, apesar das instâncias de Naaman, ele continuou a recusar. Então, Naaman disse: «Já que não aceitas, permite ao menos que se dê ao teu servo uma quantidade de terra deste país, tanta quanta possam carregar duas mulas. Pois doravante o teu servo não oferecerá mais holocaustos nem sacrifícios a outros deuses, mas somente ao Senhor.

Salmo responsorial

Salmo 97 (98)

Salmo
Cantai ao Senhor um cântico novo,
porque Ele fez maravilhas!
A sua mão direita e o seu santo braço
lhe deram a vitória.

O Senhor anunciou a sua vitória,
revelou aos povos a sua justiça.

Lembrou-se do seu amor e da sua fidelidade
em favor da casa de Israel.
Todos os confins da terra presenciaram
o triunfo libertador do nosso Deus.

Aclamai o Senhor, terra inteira,
exultai de alegria e cantai.

Cantai hinos ao Senhor, ao som da harpa,
ao som da harpa e da lira;

ao som de cornetins e trombetas,
aclamai o nosso rei e Senhor.

Ressoe o mar e tudo o que ele contém,
o mundo inteiro e os que nele habitam.

Batam palmas os rios,
e as montanhas, em coro, gritem de alegria

diante do Senhor, que vem julgar a terra.
Ele governará o mundo com justiça
e os povos com rectidão.

Segunda Leitura

II Timóteo 2,8-13

Tem sempre bem presente Jesus Cristo, ressuscitado de entre os mortos e nascido da linhagem de David, segundo o meu evangelho, pelo qual sofro mesmo estas cadeias, como se fosse um malfeitor. Mas a palavra de Deus não pode ser acorrentada. Por isso, tudo suporto pelos eleitos, para que também eles alcancem a salvação em Cristo Jesus e a glória eterna. É digna de fé esta palavra:
Se com Ele morrermos,
também com Ele viveremos.

Se nos mantivermos firmes,
reinaremos com Ele.
Se o negarmos,
também Ele nos negará.

Se formos infiéis,
Ele permanecerá fiel,
pois não pode negar-se a si mesmo.

Leitura do Evangelho

Aleluia aleluia, aleluia

Ontem fui sepultado com Cristo,
hoje ressuscito convosco que ressuscitastes;
convosco fui crucificado,
recordai-vos de mim, Senhor, no vosso Reino.

Aleluia aleluia, aleluia

São Lucas 17,11-19

Quando caminhava para Jerusalém, Jesus passou através da Samaria e da Galileia. Ao entrar numa aldeia, dez homens leprosos vieram ao seu encontro; mantendo-se à distância, gritaram, dizendo: «Jesus, Mestre, tem misericórdia de nós!» Ao vê-los, disse-lhes: «Ide e mostrai-vos aos sacerdotes.» Ora, enquanto iam a caminho, ficaram purificados. Um deles, vendo-se curado, voltou, glorificando a Deus em voz alta; caiu aos pés de Jesus com a face em terra e agradeceu-lhe. Era um samaritano. Tomando a palavra, Jesus disse: «Não foram dez os que ficaram purificados? Onde estão os outros nove? Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, senão este estrangeiro?» E disse-lhe: «Levanta-te e vai. A tua fé te salvou.»

 

Aleluia aleluia, aleluia

Ontem fui sepultado com Cristo,
hoje ressuscito convosco que ressuscitastes;
convosco fui crucificado,
recordai-vos de mim, Senhor, no vosso Reino.

Aleluia aleluia, aleluia

Homilia

Jesus encontra-se no território de Jizreel, entre a Galileia e a Samaria. Enquanto entra numa aldeia, vão ao Seu encontro dez leprosos (era fácil encontrá-los perto dos centros habitados). Eles, mantendo-se à distância, como previsto pelas leis, gritam-Lhe: "Jesus, Mestre, tem compaixão de nós!". Jesus não os evita, como normalmente todos fazem, mas até Se põe a falar com eles. No fim, despede-Se deles: "Ide apresentar-vos aos sacerdotes". Não os cura logo como fez noutras ocasiões (Lc 5, 12-16); nem lhes toca com as Suas mãos, mas manda-os ir ter com os sacerdotes, pedindo, deste modo, um acto de fé. Os dez leprosos obedecem imediatamente e encaminham-se para os sacerdotes. O evangelista anota que durante o caminho são "curados"; podemos dizer, apercebem-se de que ficaram curados. Tudo isso tem o seu significado: a cura, o milagre, não é um evento prodigioso que acontece repentinamente como se fosse o resultado de uma magia. Podemos comparar a primeira parte da cena evangélica aos primeiros passos de qualquer conversão e da própria vida do discípulo. De facto, a conversão nasce sempre de um grito, de uma prece, como a dos dez leprosos. A própria liturgia, todos os domingos, logo no início, faz-nos repetir: "Senhor, tende piedade!". A cura radica-se ao reconhecermos a própria doença, a própria necessidade de ajuda, de protecção, de amparo.
Como lemos na Carta do apóstolo, a Palavra de Deus nunca está acorrentada: fala sempre com liberdade e com poder. O problema, quanto muito, está em nós que não escutamos ou porque desanimados ou porque cheios das nossas próprias palavras. Isto significa que a cura inicia quando se começa a obedecer ao Evangelho e não a nós mesmos ou aos nossos hábitos mundanos. Neste sentido, o nosso caminho espiritual levar-nos-á à cura, do coração e do corpo, na medida em que é marcado pela escuta do Evangelho.
Depois de ter anotado que os dez leprosos ficaram curados, o Evangelho acrescenta que só um deles voltou atrás "dando glória a Deus em alta voz"; e mal chegou perto de Jesus prostrou-se "aos pés de Jesus e agradeceu-Lhe". O evangelista pretende realçar com esse gesto o ulterior passo da conversão: isto é, o reconhecimento e a entrega da própria vida a Jesus. A cura completa, de facto, inclui também o coração. Podemos dizer que o décimo leproso não só ficou "curado", mas que também se "salvou". Ele é um exemplo para todos nós, para que acolhamos a comoção gratuita de Deus sobre a nossa vida e O agradeçamos por se ter debruçado sobre nós.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO