ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração com Maria, Mãe do Senhor
Palavra de deus todos os dias

Oração com Maria, Mãe do Senhor

Festa da Anunciação do Senhor a Maria.
Memória do beato Omeljan Kovc, padre grego-católico ucraniano, morto no campo de concentração de Majdanek em 1944 por ter defendido os hebreus da perseguição.
Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração com Maria, Mãe do Senhor
Sábado, 25 de Março

Festa da Anunciação do Senhor a Maria.
Memória do beato Omeljan Kovc, padre grego-católico ucraniano, morto no campo de concentração de Majdanek em 1944 por ter defendido os hebreus da perseguição.


Leitura da Palavra de Deus

Louvor a Vós, Ó Senhor, Rei de eterna glória

O Espírito Santo virá sobre ti
Aquele que nascer de ti será santo.

Louvor a Vós, Ó Senhor, Rei de eterna glória

São Lucas 1,26-38

Ao sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem chamado José, da casa de David; e o nome da virgem era Maria. Ao entrar em casa dela, o anjo disse-lhe: «Salve, ó cheia de graça, o Senhor está contigo.» Ao ouvir estas palavras, ela perturbou-se e inquiria de si própria o que significava tal saudação. Disse-lhe o anjo: «Maria, não temas, pois achaste graça diante de Deus. Hás-de conceber no teu seio e dar à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus. Será grande e vai chamar-se Filho do Altíssimo. O Senhor Deus vai dar-lhe o trono de seu pai David, reinará eternamente sobre a casa de Jacob e o seu reinado não terá fim.» Maria disse ao anjo: «Como será isso, se eu não conheço homem?» O anjo respondeu-lhe: «O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo estenderá sobre ti a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer é Santo e será chamado Filho de Deus. Também a tua parente Isabel concebeu um filho na sua velhice e já está no sexto mês, ela, a quem chamavam estéril, porque nada é impossível a Deus.» Maria disse, então: «Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra.» E o anjo retirou-se de junto dela.

 

Louvor a Vós, Ó Senhor, Rei de eterna glória

Eis, Senhor, os vossos servos:
Faça-se em nós segundo a vossa palavra

Louvor a Vós, Ó Senhor, Rei de eterna glória

A Liturgia da Igreja quer-nos fazer recordar com uma particular festa o dia em que o anjo foi enviado a Nazaré para anunciar a Maria que se tornaria na Mãe de Jesus. O Evangelho não nos transporta ao Templo de Jerusalém, como aconteceu com a anunciação do nascimento de João Baptista, mas a uma casa pobre, onde vive uma adolescente, sozinha, com um nome muito comum: Maria. O anjo entra e saúda-A. Maria, uma jovem como muitas, vive uma vida normal na aldeia. E, no entanto, sobre Ela se pousou o olhar de Deus; desde a Sua concepção foi escolhida para ser a Mãe do Salvador. Desde a concepção, Deus tinha-A preservado, cuidado, purificada de qualquer mancha, para que pudesse acolher o Filho. Por isso é que o anjo Lhe pode dizer: "Alegra-Te, cheia de graça". É verdade, Maria está cheia do amor de Deus. E nisso, é a primeira de todos nós, isto é, Aquela que retribuiu aquele amor com uma adesão total. Perturba-se com as palavras iniciais do anjo. Mas é confortada imediatamente: "Não tenhas medo Maria porque encontraste graça diante de Deus. Conceberás um filho e dar-lhe-ás o nome de Jesus". Na verdade, estas palavras perturbam-n'A ainda mais. Também porque ainda não tinha ido viver com José. Responde ao anjo: "Como vai acontecer isso, se não vivo com nenhum homem?". A resposta: "O Espírito Santo virá sobre Ti e o poder do Altíssimo Te cobrirá com a sua sombra". Um tumulto de pensamentos desencadeia-se na Sua mente. Poderia ter dito não e continuar com a Sua vida tranquila. No entanto, ter-Se-ia subtraído aos horizontes de Deus. Respondendo sim, na melhor das hipóteses apareceria como uma mãe solteira. Maria abandona-Se ao Senhor e responde: "Eis a escrava do Senhor: faça-se em mim segundo a tua palavra". Ela, a primeira a ser amada de um modo tão grande por Deus, é a primeira a responder à palavra do anjo com total aceitação. É a primeira dos crentes. Um exemplo de como se escuta a Palavra de Deus. A Sua obediência está na raiz da redenção. Naquele dia, naquele "sim", revolveu-se a desobediência dos antepassados e começou o tempo da acção redentora de Jesus. Juntamente com Maria aprendamos a acolher o Evangelho no nosso coração.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO