Por uma paz inclusiva no Sudão do Sul: IGAD apoia a resolução de Roma assinada em Sant'Egidio

A decisão da organização regional para o desenvolvimento do Corno de África

A Comunidade de Sant'Egidio acolhe com satisfação a decisão do Conselho de Ministros da IGAD, (Intergovernamental Authority on Development / Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento a organização regional para o desenvolvimento do Corno de África, de apoiar a iniciativa de Roma para o processo de paz no Sudão do Sul, que prevê a integração dos representantes do SSOMA (não signatários do acordo de Adis Abeba) no mecanismo de verificação e monitoramento do cessar-fogo.

Este é um passo importante para uma realização inclusiva do processo de paz em curso, em total harmonia com os esforços da comunidade internacional.

Diante da emergência global da pandemia de Covid-19, as partes precisam urgentemente renovar o seu compromisso com o total respeito do cessar-fogo, respondendo ao apelo ddo Secretário-Geral das Nações Unidas por uma trégua global.

A Comunidade de Sant'Egidio continuará a trabalhar com as partes e todos os actores no processo, para uma paz estável e duradoura no Sudão do Sul.

Resolution of the Parties to the R-ARCSS on the Rome Resolution of the 13th february 2020 (PDF)