"Uma revolução cristã. Uma breve história da Comunidade de Sant'Egidio": um livro (em italiano) de Vincenzo Ceruso

O nome da Comunidade de Sant'Egidioé conhecido em todo o mundo como um nome de paz, de Moçambique ao Paquistão, da Síria a San Salvador. O vida diária da Comunidade, fundada em Roma por Andrea Riccardi, está tecida com a amizade com os pobres: a distribuição de comida para quem mora nas ruas, a visita a um idoso num lar, o acolhimento aos refugiados pelos corredores humanitários.

Qual é o segredo desse movimento eclesial, nascido no clima incandescente de 1968, após o Concílio Vaticano II? Prece, pobresc, paz: foi assim que o Papa Francisco resumiu o caminho de Sant'Egidio. Através de documentos inéditos e testemunhos directos, o livro reconstrói a história dessa "revolução cristã"

Vincenzo Ceruso, nascido em Palermo, onde vive e trabalha. Formado em filosofia, ele trabalhou por cerca de vinte anos com a Comunidade de Sant’Egidio, com menores em risco de desvio, em alguns dos bairros mais difíceis de Palermo. Colabora com o Comitê Addiopizzo e escreve sobre a máfia em vários jornais. Autor de "Don Pino Puglisi. Com as próprias mõs", San Paolo Edizioni, pela Newton Compton publicou "A Igreja e a máfia", "Homens contra a máfia", "O livro que a máfia nunca te faria ler", "Dicionário Italiano-mafioso, mafioso-italiano" e, com Pietro Comito e Bruno De Stefano, "Os novos chefes. Máfia, 'Ndrangheta e Camorra: as novas fronteiras do crime na Itália (2013).