Foi aprovada a resolução da ONU para um cessar-fogo global para lidar com a pandemia de Covid-19: um passo importante em prol da paz

A Comunidade de Sant'Egidio apoia firmemente a resolução adoptada ontem pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas a favor de "uma cessação imediata das hostilidades em todas as situações durante pelo menos 90 dias consecutivos", de modo a garantir assistência humanitária às populações afectadas pelos conflitos e aos refugiados, bem como para conter a propagação do Covid-19.

A resolução, que responde ao apelo lançado no passado dia 24 de Março por António Guterres para um "Cessar fogo global", é uma conquista importante para todos aqueles que trabalham pela paz, resultado de uma mediação valiosa levada a cabo pessoalmente pelo Secretário-Geral da ONU numa época de graves tensões internacionais.

A sua aprovação unânime indica que só através do acordo e da colaboração entre os diferentes países é que a humanidade poderá enfrentar o inimigo comum da pandemia. Em muitos anos de trabalho pela paz, a Comunidade de Sant'Egidio tem experimentado como a guerra é a mãe de toda a pobreza, uma realidade dramática que faz todos perder, a começar pelos mais vulneráveis. De particular importância é o foco da resolução sobre os refugiados, cujas condições de vida se deterioraram de forma desproporcionada neste tempo de pandemia.

Sant’Egidio compromete-se imediatamente a apoiar e divulgar a resolução, que será formalmente adoptada hoje, em todos os países onde, apesar das dificuldades do momento, continua o seu empenho na resolução de conflitos e na busca de uma paz duradoura.