Genebra, conferência ecumênica sobre a crise dos refugiados. Sant'Egidio: os canais humanitários, resultado da solidariedade entre cristãos

Padre Marco Gnavi porta-voz da experiência de cooperação ecumênica que levou a uma nova abordagem da questão migrações

Padre Marco Gnavi, em nome da Comunidade de Sant'Egidio participou do Encontro Internacional "WCC/UN High Level Conference: Refugee Crisis in Europe", realizado em Genebra, em 18 e 19 de Janeiro, na sede do Conselho Mundial das Igrejas.

Seu relatório ofereceu aos membros da Assembléia Plenária sugestões para o processo de integração na Itália e para o projecto de abertura de canais humanitários promovido em parceria com a Igreja Valdense e recentemente assinado com os Ministérios italianos do Interior e dos Negócios Estrangeiros. Vários os tópicos de debate relacionados com a necessidade de proteção internacional dos refugiados e com as graves questões ligadas aos países de origem, àqueles em trânsito, àqueles de recepção final.

A Conferência contou com a presença de membros de várias igrejas, agências internacionais e organizações que lidam com questões relacionadas com a proteção internacional dos refugiados, bem como o Ministro do Interior da Alemanha.