Nós, os cristãos, podemos anunciar a todos a força do Evangelho, comprometendo-nos juntos na realização das obras de misericórdia espirituais e corporais.

E este é um testemunho concreto da unidade entre os cristãos: protestantes, ortodoxos, católicos.

Compartilhar a graça do Batismo cria um vínculo inquebrável entre nós, cristãos, de modo que, em virtude do Batismo, podemos considerar-nos todos realmente irmãos. Nós realmente somos povo santo de Deus, mesmo que, por causa dos nossos pecados, ainda não somos um povo totalmente unido. A misericórdia de Deus, que opera no Batismo, é mais forte do que as nossas divisões. Na medida em que acolhemos a graça da misericórdia, tornamo-nos cada vez mais plenamente o povo de Deus, e tornamo-nos também capazes de proclamar a todos as suas maravilhas, a partir de um testemunho simples e fraterno de unidade. Nós, os cristãos, podemos anunciar a todos a força do Evangelho, comprometendo-nos juntos na realização das obras de misericórdia espirituais e corporais. E este é um testemunho concreto da unidade entre os cristãos: protestantes, ortodoxos, católicos.

Em conclusão, queridos irmãos e irmãs, todos nós cristãos, pela graça do Batismo, recebemos a misericórdia de Deus e fomos recebidos no seu povo. Todos, católicos, ortodoxos e protestantes, formamos um sacerdócio real e uma nação santa. Isso significa que temos uma missão comum, que é a de transmitir a misericórdia que recebemos de Deus aos outros, começando com os mais pobres e abandonados. Durante esta Semana de Oração, oremos para que todos nós discípulos de Cristo, encontremos formas de trabalhar em conjunto para levar a misericórdia de Deus em todas as partes da terra.

 

Audiência Geral 20 de Janeiro de 2016, Semana pela Unidade dos Cristãos