Todos na sala de aula! Começa o novo ano escolar para os pequenos refugiados de Nyumanzi

Há muitas novidades na Escola de Paz do campo para os refugiados no norte de Uganda

 

As eleições gerais em Uganda de 18 de Fevereiro passado adiaram o início do ano escolar (geralmente começa em 1 de Fevereiro). Assim também "The School of Peace" da escola primária para os refugiados do Sudão do Sul promovida pela Comunidade de Sant'Egidio em conjunto com a Diocese de Arua retomou nos últimos dias.

O novo ano escolar começa com algumas novidades importantes. Primeiro, o novo poço que permite que todos tenham água potável, particularmente preciosa numa área muito quente e com poucas infra-estruturas como a de Nyumanzi.

E como a água é para todos, para fora das horas da escola será distribuída para as famílias na área.

Mas há também outras novidades. Temos alguns novos professores, assim, finalmente, cada turma tem o seu professor de referência. Começaram as aulas da classe P6, o penúltimo ano do programa - o ciclo primário prevê sete no total. Queremos que todas as aulas sejam realizadas em ambientes cobertos. Ninguém terá que estudar ao relento, por baixo de uma árvore. Isto é possível graças às novas tendas doadas pelo UNICEF e esperamos, em breve, de começar a construção de outras salas de aula de alvenaria (além dos quatro já existentes). Muitos alunos expressaram toda a sua felicidade, orgulhosos de aprender e voltar para a aula com os seus companheiros. E estamos felizes em recomeçar com eles