Visitas e atestados médicos no campo de Castel Romano Roma para encorajar a frequência escolar

A iniciativa Sant'Egidio para afirmar o direito à educação para todos e melhorar a escolaridade das crianças ciganas

Extrema periferia de Roma. Um dos maiores campos de ciganos em Itália, Castel Romano: cerca de 1000 pessoas, das quais quase metade são crianças em idade escolar.

Mas o nível de educação é ainda demasiado baixo. Entre as várias causas (não a único, mas é necessário começar por algum lado), está a dificuldade de controlos de saúde, a fim de ser admitido - ou readmitido - à frequência escolar.

Para isso, a Comunidade de Sant'Egidio nos últimos dias levou com uma caravana um grupo de médicos ao campo de ciganos. Os médicos foram assim capazes de fazer as verificações necessárias e emitir os certificados para as crianças que não tinham os requesitos para ir à escola.

E hoje, segunda-feira, na paragem de autocarro que conduz a escola, crianças entusiasmadas saíram com ocertificado na mão!
Apenas um exemplo: Kedj 6 anos, hoje o primeiro dia de escola….com o seu certificado nas mãos chegou com medo ao compromisso. Na escola od colegas acolheram-no com um aplauso, mostrara-lhe o quadro de avisos onde estava o nome dele e disseram-lhe que estavam a espera del

Claro, é um começo. Nunca há soluções simples para problemas complexos. E esta não é a única dificuldade a ser superada. Mas o primeiro passo - não é pouca coisa - foi agora dado.
 
Outros se seguirão, porque o direito à educação é um direito de todos.