Uma casa de amizade para um futuro comum: a inauguração da nova casa da Comunidade de Sant'Egidio, em Blantyre

Foi inaugurada a casa de Comunidade em Blantyre, na Presença de muitos Jovens, Idosos, das Crianças Escolas da Paz, dos ativistas do movimento I Dream e, autoridades Políticas e religiosas do país.

A casa vai sediar as reuniões de jovens, terá uma biblioteca e um centro cultural, um lugar de acolhimento para crianças de rua que terão a possibilidade de comer, tomar banho, encontrar roupas limpas e descansar. Ao lado da casa está uma grande igreja que será concluída nos próximos meses.

O complexo localiza-se no centro de Blantyre, facilmente acessível a partir de todas as partes da cidade. Na presença do embaixador da Itália no Malawi, que elogiou o empenho da Comunidade para o desenvolvimento do Malawi, Marco Impagliazzo falou de uma "casa de amizade" aberta a todos, onde cada malawiano poderá encontrar oração, amizade e solidariedade.

A cerimonia terminou com o corte da fita, o descobrir de uma placa “House of the Community of Sant'Egidio" e uma longa festa com canções e danças animadas pelos jovens pela paz.

Palavras de Marco Impagliazzo

Hoje é um dia de festa para a Comunidade de Sant’Egídio no Malawi e em todo o mundo com a abertura da casa em Blantyre. É um dia de celebração, porque fazer uma casa significa criar raízes numa sociedade, num país, num lugar. Hoje Sant'Egídio é ainda mais Malawiano. Digo-o com orgulho e com respeito a um país ao qual estamos ligados por anos de profunda amizade com as suas crianças, os seus jovens, os seus adultos, e os seus idosos. A presença de Sant'Egidio no Malawi inicia-se a partir de 1999, quando um jovem Elard Alumando e alguns dos seus amigos encontraram a Comunidade no primeiro encontro Pan-Africano que teve lugar em Zomba. Fizemo-lo em Zomba para favorecer a presença de amigos moçambicanos que ainda lutavam para viajar em Moçambique poucos anos depois da guerra, após a assinatura da paz em Sant'Egídio em 1992.

E aquele encontro em Zomba foi providencial. A partir de então nesta boa terra do Malawi, a partir daquela semente, cresceu uma grande árvore, com muitos ramos em que muitos pássaros encontram abrigo, como está escrito no Evangelho. São os ramos das nossas comunidades nas cidades e vilas do sul ao norte do país, são os ramos das crianças das escolas de paz, são os ramos dos idosos que encontram uma família na Comunidade, são os ramos de muitas mulheres e homens doentes que encontraram salvação e cura no programa Dream, são os ramos das muitas crianças nascidas saudáveis de mães HIV-positivas que hoje vivem com as suas mães curadas pelo programa, são os ramos das mulheres e dos homens do movimento IDream que trabalham todos os dias para superar o estigma da SIDA, são as crianças que existem hoje, porque foram registadas no estado civil pelo programa Bravo. São os ramos de centros de saúde e centros nutricionais ligados ao programa DREAM. É o ramo da paróquia São. Vicente de Paolo na diocese de Blantyre. São os jovens que encontraram no Evangelho de Jesus a sua verdadeira riqueza e se esforçam para construir um mundo melhor, onde podemos viver juntos em paz mesmo entre pessoas diferentes.

Este é Sant'Egidio no Malawi. É a vida, é esperança, é alegria, é o futuro, é família. É um espírito bom! É uma boa notícia! Deixem-me agradecer hoje a todos os membros da Comunidade, do mais velho ao mais novo que trabalham gratuitamente todos os dias para o bem do Malawiano e do Malawi. Sim, gratuitamente, como Jesus diz: "De graça recebestes, de graça destes." Assim, cresceu a Comunidade nos últimos anos, assim a queremos também no futuro. O primeiro que eu gostaria de agradecer hoje, é no entanto Elard Alumando, o nosso responsável nacional e membro do Conselho da Presidência  da Comunidade de Sant'Egidio a nível mundial. Trago as suas saudações da clinica de Joanesburgo onde recupera. Obrigado Elard, estamos perto de ti neste momento de teste para a tua vida, mas temos uma grande esperança de que em breve possas voltar com a tua sabedoria e a tua amizade. Rezamos sempre por ti, e enviamos-te os mais afetuosos desejos de melhoras.

Gostaria também de agradecer de coração ao arcebispo Msusa que com inteligência e simpatia segue e acompanha o nosso caminho nesta cidade, bem como o arcebispo Ziyaye que apoiou sem hesitação o nosso caminho eclesial. Agradeço às autoridades do governo central do Malawi, dos distritos e da cidade de Blantyre. A vossa presença mostra o alto grau de colaboração entre o governo deste país é a nossa comunidade que a cada dia é enriquecida com novas metas e projetos para o bem do povo do Malawi. Agradeço a quem materialmente projetou e construiu este belo edifício. A beleza é um sinal de respeito para quem a encontra.

Ter uma casa tem um significado profundo em todas as culturas. Em todas as latitudes tem o significado de estabilidade para uma família. Hoje, a família de Sant’Egídio cria raízes ainda mais profundas neste País. Como se fosse um casamento. Sim, esta é a nossa intenção. A casa-e a Igreja que no futuro consagraremos em acordo com a diocese - serão lugares, de amizade, de solidariedade, de cultura e de oração.

Cada malawiano pode encontrar aqui oração, amizade, solidariedade. Há necessidade de muita amizade na nossa sociedade e no nosso mundo. São tempos difíceis internacionalmente. A guerra é uma triste companheira de muitos povos, a violência torna as sociedades inseguras, o terrorismo continua a ser uma ameaça para muitos. Temos de construir novas relações de amizade entre as pessoas, mas também entre os povos. Isto é ser Sant'Egídio no Malawi, na África e em qualquer lugar: um lugar de amizade, uma cultura de amizade, um caminho de amizade. Porque a única estrada para vencer a violência, a guerra e o terror é a amizade. A amizade trata os corações divididos e violentos, a amizade cura as feridas, a amizade traz muita esperança, a amizade é a boa companhia que todos procuramos. A amizade é o futuro, a guerra e a violência são o passado. Esta casa da amizade é o nosso futuro comum!!