Bélgica: da marcha Tous Ensemble ao torneio de Football for Peace, em Molenbeek também as Religiões em campo pela Paz

Quarta-feira, 20 de Abril, sob um céu azul e um sol de primavera, no coração de Molenbeek, o bairro de Bruxelas, infelizmente famoso na imprensa pelos recentes actos de terrorismo, teve lugar o torneio "Football for Peace", patrocinado pelo Comitê multiconfessonale "Together in Peace", organizado pela Comunidade de Sant'Egidio, junto com algumas associações de jovens do bairro.

A praça central de Molenbeek transformou-se em vários campos de futebol, percorridos por mais de 150 jovens entre 14 e 21 anos de idade. Para sublinhar a mensagem de paz de "Futebol pela Paz" cada equipa era composta de jovens cristãos, muçulmanos e judeus, que se encontraram e conheceram graças ao torneio, que foi inaugurado com um jogo especial, sinal da universalidade da mensagem de paz transmitida também pelo desporto: os jogadores eram um imã, um padre católico, um pastor protestante, um rabino e um leigo.

O torneio foi precedido três dias antes pela marcha "Tous ensemble - Allen Samen", que no domingo percorreu as ruas da capital belga. Muitos cidadãos de todas as idades, juntamente com representantes das diversas religiões presentes na Bélgica marcharam juntos para dizer não ao terrorismo e sim ao viver juntos em paz.