Entre os sem-abrigo em Hong Kong, um sinal da misericórdia: a passagem da Porta Santa com os amigos de Sant'Egidio

Sábado 21 de Maio, a Comunidade de Sant'Egidio de Hong Kong  organizou a celebração do Jubileu da Misericórdia com cerca de setenta pobres, incluindo muitos sem-abrigo, com quem a Comunidade fez amigos nos últimos anos.
Estima-se que na riquíssima Hong Kong, uma metrópole de 7 milhões de habitantes, cerca de 20% da população viva abaixo da linha da pobreza. (Dados do Programa para o Desenvolvimento, das Nações Unidas).
Os preços dos imóveis e dos aluguéis estão entre os mais altos do mundo, e isso torna a vida dos pobres particularmente difícil. O número de desabrigados triplicou na última década.
 
Durante alguns anos, na sede da Comunidade realizam-se jantares para os pobres, que com o tempo se tornaram num evento muito esperado. Após o jantar, há um momento de partilha da Bíblia e da vida das Comunidades em todo o mundo.
Na amizade com a Comunidade muitas pessoas pobres têm redescoberto o calor de uma família e alguns estão chegando à fé.
Por isso,  nasceu o desejo de fazer uma peregrinação, com a passagem da Porta Santa na Catedral de Hong Kong. No final da celebração, foi oferecido um jantar na vizinha paróquia de "Nossa Senhora do Rosário".
No final do dia, Ya Qiu, um dos amigos que participaram da peregrinação, expressou sua gratidão e alegria com estas palavras: "Deus mostrou a sua grande generosidade, hoje eu ouvi o abraço misericordioso do Pai para o minha e nossa vida.