Andrea Riccardi abre o Festival Bíblico de Vicenza: 'A Paz, para ser estabelecida, deve mudar a mentalidade dos homens’

"A Paz, para ser estabelecida, deve mudar a mentalidade dos homens". É uma das passagens fundamentais na Lectio Magistralis que Andrea Riccardi realizou ontem em Vicenza, no Templo de San Lorenzo lotado de pessoas, para a abertura da XII edição do Festival Bíblico sobre o tema "Justiça e Paz beijar-se-ão.

O discurso de Andrea Riccardi tinha com titulo uma pergunta: "A Paz é possível?”. Uma pergunta crucial, porque "todos falamos de paz, mas a paz é realmente possível? Que papel podem desempenhar os cristãos, juntamente com todas as pessoas de boa vontade?"

Andrea Riccardi,no seu discurso, tocou vários pontos do cenário internacional, que pedem hoje um trabalho pela paz, muitas vezes desprezado. Ele chamou o silêncio da comunidade internacional sobre a guerra na Síria. Um tema que está particularmente no coração de Riccardi, com a Comunidade de Sant'Egidio, dedicou um esforço notável e fez repetidos apelos para pedir em particular a intervenção da comunidade internacional pela cidade de Alepo.

Mas a paz - disse Riccardi - não é apenas possível, mas é também uma estrada necessário na qual temos de nos encaminhar. Apesar das dificuldades e das muitas crises (da Síria à Ucrânia e aos muitos países africanos em guerra) é necessário relançar o compromisso da sociedade civil para dizer não à guerra e nunca parar de confiar a paz à oração. Uma chamada para uma resposta pessoal e comunitária.
A conferência foi seguida com grande atenção por parte do grande público presente, que a acolheu com um longo aplauso final. Pouco antes, no Salão esplêndido do Palazzo Trissino, foi atribuído a Andrea Riccardi o Prémio FriulAdria "Uma história, uma vida", peloo trabalho social e pela paz desenvolvido com a Comunidade de Sant’Egidio.