Hoje em Sant'Egidio um acordo com o Iraque para continuar no caminho do diálogo, da paz e do respeito pelas minorias

Na Sala da Paz, a assinatura de um Memorando de Entendimento entre a Comunidade de Sant'Egidio e a Comissão Suprema para a Reconciliação Nacional do Iraque
Nos últimos dias se reuniu em Roma, convidada pela Comunidade Sant'Egidio, a Comissão Suprema para a reconciliação nacional do Iraque. Composta por delegados do Presidente da República, do Primeiro-Ministro, do Presidente do Parlamento e do Presidente do Tribunal Constitucional, a Comissão pediu à Comunidade de Sant'Egidio para contribuir com a sua experiência ao trabalho de diálogo e de reconciliação que a própria Comissão está encarregada de efectuar.
Hoje, Terça-feira, 21 de junho, às 11h30, na Sala da Paz, em Sant'Egidio, a assinatura de um Memorando de Entendimento entre a Comissão e a Comunidade de Sant'Egidio, que contém as características básicas de um esquema para reconstruir a paz e promover a coexistência entre as várias componentes étnicas, sociais e religiosas da população iraquiana. Fundado sobre a rejeição da discriminação, este documento visa preservar a diversidade cultural e religiosa do Iraque, para espalhar através do diálogo uma cultura de paz. As iniciativas conjuntas tentarão alcançar as vítimas deste conflito, e em especial de proteger as minorias no Iraque.
A Comunidade de Sant'Egidio exprime a sua satisfação por ter contribuído ao memorando de entendimento, que é uma ferramenta de colaboração útil para a paz, para que as instituições estatais iraquianas possam dirigir a toda a população uma mensagem de paz e respeitando as diferentes componentes da sociedade.