O Ministro Gentiloni visita Sant'Egidio em Abidjan: "Precioso o vosso trabalho pela paz e pelos pobres em África"

 O ministro dos Negócios Estrangeiros italiano, Paolo Gentiloni, em visita oficial à Costa do Marfim, encontrou hoje a Comunidade de Sant'Egidio, na sua sede em Treichville, no coração de Abidjan. Acompanhado pelo vice-ministro, Domenico Manzione, encontrou-se primeiro com os responsáveis da Comunidade, em seguida, em assembleia com representantes de Sant'Egidio dos vários bairros da capital económica do país.


Muitos os assuntos debatidos, a partir do trabalho pela paz realizado pela Comunidade e do diálogo inter-religioso que agora, perante as ameaças da violência e do terrorismo, torna-se ainda mais valioso em toda a África Ocidental: "A vossa comunidade, nascida na Itália, mas agora presente em todo o mundo, é uma oportunidade para cada país em que está localizada, como aqui na Costa do Marfim, onde uma maior estabilidade e a paz veio graças também ao trabalho feito por Sant'Egidio durante os tempos difíceis da crise que tem atravessado o país de 2002 a 2011".

Gentiloni também destacou o valor de todo o compromisso levado em frente por Sant'Egidio com os grupos populacionais mais vulneráveis, como as crianças de rua e aqueles dos grandes bairros de lata, através das Escolas da Paz: "É uma presença que tem um grande impacto sobre a população. Não só porque ajuda os mais necessitados, mas contribui, ao mesmo tempo, para formar as novas gerações e para construir o futuro do país com coração e paixão, uma dimensão necessária ao abordar os problemas daqueles que são mais pobres"