Da Rambla o apelo de paz dos jovens de Sant'Egidio

A Mensagem dos Jovens pela Paz durante a comemoração das vítimas dos atentados de Barcelona
Sexta-feira 25 de Agosto, mais de 500 Jovens pela Paz de Sant'Egidio se reuniram na Rambla de Barcelona para lembrar as vítimas do ataque que há alguns dias atingiu a cidade catalã. Durante a comemoração, os jovens leram um apelo à paz. A seguir o texto:

Comunidade de Sant’Egidio
Encontro Europeu dos Jovens pela Paz
“More Youth, More Peace”

Nós, Jovens pela Paz europeus da Itália, Espanha, Alemanha, Bélgica, França, Portugal, Holanda, Inglaterra e Suíça, juntamente com representantes de Jovens pela Paz da América, África e Ásia, reunimo-nos com a Comunidade de Sant'Egidio em Barcelona.

Após o horror do ataque terrorista em Barcelona, queremos manifestar a nossa vontade de paz e o compromisso de trabalhar na construção da sociedade da convivência. Mais uma vez, escolhemos o diálogo e a solidariedade com os mais pobres e fracos da nossa sociedade para construir um futuro de paz e convivência na Europa e no mundo.

Todas as vezes que um pobre é desprezado, todas as vezes que um estrangeiro sofre violência nas nossas cidades, todas as vezes que um idoso é esquecido ou desconsiderado, todas as vezes que uma pessoa é julgada pela sua origem, religião ou por ser diferente, abre-se um caminho de ódio e violência nos corações das pessoas.

Nós, jovens, estamos convencidos de que apenas o diálogo e a integração abrem o caminho para a paz. Queremos vencer o mal com o bem, fazer triunfar o perdão sobre a vingança. É por isso que queremos contribuir ativamente para a criação de uma Europa onde todos possam viver juntos: um mundo sem racismo!

Ouvindo a voz dos pobres, das crianças, das gerações mais novas, dos idosos, dos refugiados que fogm da guerra, dizemos forte: Não à violência e à guerra! Não se pode viver sem ouvir o grito de dor dos inocentes!

Nós, jovens, somos uma força de paz para o futuro. Precisamos de nos juntar e de ser mais. "Mais jovens, mais paz". Às vezes, diz-se que nós jovens somos distraídos, que somos individualistas ou poucos comprometidos. Nós sentimos a responsabilidade pelo futuro e queremos comunicar aos nossos pares e às outas gerações a importância de recusar qualquer forma de racismo, discriminação ou desprezo contra qualquer pessoa e contra a vida para construir a civilização da convivência.

Abra-se finalmente m novo tempo onde o mundo globalizado se torne numa família de povos. Exerça-se a responsabilidade de construir uma verdadeira paz, o que evite os conflitos com a solidariedade, que vença o ódio e ultrapasse as barreiras com o encontro e o diálogo. Nada é impossível se nos dirigirmos a Deus em oração. Todos nós podemos ser artesãos da paz na nossa amada Europa e no mundo.

Nós, jovens europeus, queremos a paz: "More Youth, More Peace".

 

Barcelona, 25 de Agosto de 2017

 

O VIDEO INTEGRAL da marcha dos Jovens pela Paz em Barcellona