A Tinta da esperança dos Jovens pela paz do Porto e de Lisboa

Onde o fogo tornou tudo negro, tornam as cores da amizade

Castanheira de Pera è uma Vila no interior de Portugal ontem no verão passado ocorreram violentos incêndios, com 65 vitimas e muitos desalojados

Os Sinais do fogo e do fumo estão em todo o lado: nas almas e nas paredes. Por esta razão, os Jovens pela Paz da Comunidade de Sant'Egídio, do Porto e Lisboa, juntaram-se à associação Missão de Esperança, para ajudar o país a reencontrar as cores da esperança no sentido literal do termo.
Armados com tintas e rolos, os jovens começaram a pintar as paredes externas do "Fórum Ativo" da aldeia, que é agora utilizado como quartel general dos  voluntários, com uma sala de jantar e um dormitório com cerca de 30 camas para quem é ficou sem casa.

  Além disso, levaram para os feridos produtos de  higiene, comida, utensílios de cozinha, roupas e alimentos para os animais, resultantes da solidariedade dos moradores da Maia.

"O que eu trouxe para casa desta experiência? O sentimento de missão cumprida", diz G. no final do dia. Mas, acrescenta: "Este é um caminho, não um objetivo. Ainda há muito trabalho a fazer em Castanheira de Pera e em todas as regiões afetadas por estes terríveis incêndios, mas com a ajuda de todos os corações solidários, tudo será realizado e a esperança renascerá!”