República Centro-Africana, o Presidente Touadera em Sant'Egidio: o processo de paz continua, agora começa a nova fase de desarmamento

Esta manhã, o presidente da República Centro-Africana, Faustin Archange Touadera, visitou a Comunidade de Sant'Egidio em Roma. Após um longo encontro com o fundador da Comunidade, Andrea Riccardi, io presidente ilustrou, em conferência de imprensa, a situação do país, onde Sant'Egidio trabalha há anos para promover a paz.

Touadera agradeceu à Comunidade por esse compromisso que levou à assinatura de um acordo entre os vários grupos político-militares presentes no território em Junho, iniciando o processo de paz.

"Após o acordo assinado em Sant'Egidio - disse o presidente - mesmo diante de grandes dificuldades, inclusive a das populações deslocadas, registamos alguns progressos na desmobilização dos grupos armados. O "programa-piloto" de desarmamento será concluído nos próximos dias, com a adesão de 12 grupos armados sobre 14 e a reintegração na sociedade civil ou no exército regular de cerca de 600 combatentes. Agora, a fase do verdadeiro desarmamento geral está prestes a começar e contamos com o envolvimento de todas as forças no campo, incluindo os dois grupos que permaneceram fora do primeiro experimento de desmobilização".

Depois de recordar o precioso apoio ao país realizado pela histórica visita do Papa Francisco em Novembro de 2015 e felicitando-se pelo interesse demonstrado pela cooperação e o empreendedorismo italiano para a República Centro-Africana, Touadera também falou sobre os muitos problemas ainda existentes no país, da necessidade de uma ajuda para a económia, que está a sofrer pela guerra, às áreas onde o controle do Estado ainda é difícil: "Nós confiamos - ele disse - numa implantação mais ampla das forças da ONU da Minusca para acelerar o processo de paz".

O proceso de paz na República Centro-Africana em 5 pontos >>

 

O acordo político assinado em Sant'Egidio >>