4 de Outubro - Moçambique é um Dia Nacional de Paz e Reconciliação

As imagens da festa em todo o país para o aniversário da paz.

Em todo o Moçambique, as celebrações do 26º aniversário da Paz tiveram lugar ontem - 4 de Outubro de 2018. De facto, desde o ano 2000 esta data foi declarada feriado nacional, "Dia da Paz e da Reconciliação", em memória da paz assinada em Roma.

Milhares de pessoas - a maioria jovens - participaram dos encontros, das marchas, das várias cerimónias realizadas do norte ao sul do país.

A todos eles, chegou a mensagem da Comunidade, como sempre nesta ocasião, para ajudar a lembrar, mas também para olhar para o presente e para o futuro com um forte senso de responsabilidade, conscientes de que a paz não pode ser alcançada de vez para sempre, mas se constrói todos os dias, com a contribuição de todos.

Precisamente por este motivo, foi particularmente significativo destacar este Dia com encontros inter-religiosos no Espírito de Assis, que antecipam o evento internacional de Bolonha, intitulado "Pones de Paz".

Um momento de encontro, reflexão e compartilha sobre o papel fundamental que as religiões têm para o desenvolvimento da paz no mundo e uma oportunidade para dizer juntos: "Não aos muros que se separam, Sim às pontes que unem".