Carta do Xeque de al-Azhar, Ahmed Al Tayyeb, à Comunidade de Sant'Egidio após o encontro em Abu Dhabi

Após a Conferência Internacional "Human Fraternity" (Fraternidade Humana), em Abu Dhabi, que terminou com o importante documento sobre a "Fraternidade Humana pela paz mundial e a convivência comum" assinado com o Papa Francisco, Ahmed al Tayyeb, o Xeque de al-Azhar, escreveu um carta a Andrea Riccardi, destacando a importância da longa relação de diálogo e fraternidade com a Comunidade de Sant'Egidio. Na carta, Al Tayyeb expressa a sua alegria e gratidão pela "amizade fiel" e pela "perseverança no fortalecimento dos laços de fraternidade que lançaram as bases para a criação do documento sobre a "Fraternidade Humana" de Abu Dhabi."

A Comunidade de Sant'Egidio exprime a sua gratidão por esta carta e por uma amizade que remonta a cerca de 10 anos, em que foram inúmeras as oportunidades de encontro e de diálogo, bem como momentos significativos, tais como a participação nos Encontros Internacionais de Oração pela Paz e a visita ao local de ataque no Bataclan em Paris.  

 A tradução completa da carta

Cairo, 20 de Fevereiro de 2019

Meu caro irmão, professor Andrea Riccardi,

envio-lhe as minhas cordiais saudações.
Por ocasião da visita do Padre Vittorio e da nossa irmã a Professora Paola Pizzo, desejo enviar-lhe as minhas mais calorosas saudações juntamente a todos aqueles que trabalham consigo na Comunidade de Sant’Egídio.

Desejo congratular-me pela vossa amizade fiel e pela vossa fraternidade sincera que partilhastes connosco ao longo dos últimos anos em que tivemos o prazer de vos conhecer.

Igualmente apreciamos em vós a perseverança no fortalecimento dos laços de fraternidade que lançaram as bases para a realização do documento sobre a "Fraternidade humana" de Abu Dhabi.

Peço a Deus que nos conceda a todos o auxílio para levar a bom termo o caminho do encontro, do diálogo e do relacionamento uns com os outros, para abrir vastos horizontes à sombra da nossa firme amizade.
 
Peço-vos para não nos esquecer nas vossas orações.

Ahmed al-Tayyeb

Xeque de al-Azhar