Em Moçambique, o trabalho para as vítimas do ciclone Idai não para. Um compromisso euro-africano

Em Moçambique, continua-se a trabalhar para apoiar as populações afectadas pelo ciclone Idai. É um compromisso euro-africano: jovens moçambicanos das Comunidades de Sant'Egidio, activistas do programa DREAM,  italianos e europeus  que estão a viver aqui o seu #santegidiosummer, não pararam nessas semanas para alcançar, consolar, oferecer comida nas aldeias mais remotas , onde a fome ainda é um problema primário.

Uma delegação de Sant'Egidio da Beira foi a Estaquinha, no distrito de Búzi, um dos mais atingidos, para oferecer comida à população. Os kits de alimentos foram distribuídos para mais de 600 famílias, o que beneficiará mais de 3300 pessoas, bem como vários produtos alimentares que Sant'Egidio ofereceu aos alunos que estudam lá.
Nesta distribuição, foram incluídas as famílias das localidades de Chitindiri, Matene, Manhande e Magimbingo. Homens e mulheres, crianças e jovens claramente famintos e com rostos desesperados se aglomeraram sob as árvores desde o início da manhã de ontem, depois de caminhar quilómetros por quilómetros até o lugar certo. Com lágrimas e com o kit de comida nas mãos, agradeceram incansavelmente a Santo Egídio. Eles nos contaram diferentes histórias de dor, mas também de superação. Eles falaram sobre o dia do ciclone como algo apocalíptico: "Tenho 83 anos, nunca experimentei tanta fúria da natureza como vi naquele dia", disse uma mulher idosa.
As autoridades locais falam sobre várias pessoas que morreram naquele dia: são histórias comoventes.
Garantimos que sempre oramos por eles, garantimos que eles nunca se devem sentir abandonados e que faremos tudo o que pudermos para voltarmos em breve para ajudar.
A Comunidade de Sant'Egidio de Estaquinha fica ao lado das famílias diariamente, eles fortaleceram a escola de paz para as crianças e participaram da distribuição de kits de alimentos para a população e para as famílias das crianças da escola de paz.

Um verão que, como escreveram alguns dos Jovens pela Paz no facebook, uma vez que voltaram para casa, foi "uma grande lição de vida": "Regressando a Roma, com tantas histórias, rostos e imagens nos nossos corações, só podemos dizer a nossa gratidão por ter encontrado tantos homens e mulheres que, imediatamente após o ciclone Idai que atingiu a cidade da Beira em Moçambique em 14 de Março, optaram por não se queixar pelo que lhes havia acontecido e pelos danos sofridos pelas suas casas, mas imediatamente se preocuparam com tantos outros em dificuldade: crianças de rua, idosos, famílias que perderam tudo e daqui muitos frutos do amor nasceram para esta cidade: o milagre da multiplicação dos pães que se realiza todos os dias no centro nutricional que dá de comer a 850 crianças, muitas pessoas transferidas para locais isolados alcançados pelas nossas distribuições de alimentos, a esperança devolvida às prisioneiras da cadeia da Beira, centenas de crianças reunidas pelas nossas escolas da paz. A construção de casas para os idosos que perderam tudo e de casas para 100 meninos e meninas de rua que repetem todos os dias para seus amigos de Sant'Egidio di Beira: "Posso ficar sempre aqui convosco? São minha família". Obrigado a todos os amigos de Sant'Egidio da Beira por nos mostrar "nas diversidades fronteiriças a unidade de coração".