7 de Fevereiro: É festa para a Comunidade de Sant'Egidio que celebra o seu 52º aniversário na alegria e na gratidão ao Senhor.

Hoje Sant'Egidio completa 52 anos. Em todos os lugares do mundo, a Comunidade celebra, na gratidão ao Senhor por estes anos de oração, fraternidade, amizade com os pobres e compromisso com a paz.

A história começou no dia 7 de Fevereiro de 1968 em Roma, por Andrea Riccardi, com um pequeno grupo de estudantes do ensino médio que queriam mudar o mundo. Hoje Sant'Egidio está presente em todos os continentes. O Papa Francisco, que renomeou Sant'Egidio "a Comunidade dos 3 Ps" (Prece, Pobre, Paz), confiou-lhe a missão "de remendar pacientemente o tecido humano das periferias, que a violência e o empobrecimento dilaceraram; de comunicar o Evangelho através da amizade pessoal; de mostrar como uma vida se torna verdadeiramente humana quando é vivida ao lado dos mais pobres; de criar uma sociedade em que ninguém seja mais estrangeiro. É a missão de atravessar fronteiras e muros para reunir”.

Com um nome escolhido nos anos setenta a partir do local onde encontrara estabilidade, a igreja e o mosteiro de Sant'Egidio, no coração de Trastevere, iniciou uma história que levou a Comunidade às periferias humanas e existenciais dos diferentes continentes, desde o compromisso entre os pobres de todas as condições (sem-abrigo, idosos sozinhos, crianças de rua na África e na América Latina, menores que crescem nas Escolas da Paz) até aos programas de tratamento da SIDA e registo civil (com os programas DREAM e BRAVO!), do diálogo inter-religioso conforme o "espírito de Assis" ao trabalho pela paz em vários países do mundo e particularmente na África, depois da obtida em 4 de Outubro de 1992 para Moçambique, o fim de uma guerra civil que fizera um milhão de mortos.

Hoje continua o grande desafio para a construção de um mundo mais humano em vários níveis, como a proximidade com os sem-abrigo, para superar o isolamento social, ou os corredores humanitários para salvar vidas humanas e incentivar a integração, para citar apenas alguns.

A de Roma, em 8 de Fevereiro, em São João de Latrão - uma festa aberta a todos os amigos da Comunidade e aos representantes das instituições - é apenas a primeira de muitas outras que viveremos em mais de 70 países onde Sant'Egidio está presente, de Europa para a África, da Ásia para a América Latina.