Cinco famílias sírias recebidas na França do Líbano através dos #corridoiumanitari

"Bem-vindos à França! Estamos felizes em recebê-lo, apesar deste momento difícil em todo o mundo, e também na França, por causa do Coronavírus. Mas não vamos esquecer a Síria. Seguimos muitas informações sobre o que está a acontecer em Idlib. E estamos feliz que a solidariedade possa continuar, porque hoje precisamos, não menos, mas mais solidariedade! "Com estas palavras Valérie Régnier, responsável de Sant'Egidio na França, recebeu domingo 15 de Março de 2020 no aeroporto Roissy Charles-de-Gaulle de Paris, um novo grupo de refugiados sírios do Líbano que entraram em segurança (através de um voo da Air France) e legalmente para a França. Os Jovens pela Paz, os voluntários da Federação das Igrejas Protestantes e grupos de cidadãos das várias regiões anfitriãs também estiveram presentes.

A já tradicional cerimónia de boas-vindas foi realizada em pequeno número para cumprir com as novas disposições de saúde relacionadas ao Coronavírus, mas foi muito alegre por essas famílias que estavam à espera há muito tempo para escapar da guerra e serem acolhidas na França. As famílias realmente expressaram o seu alívio por serem acolhidas com seus filhos num país em paz, depois de anos de sofrimento e perigos nos campos de refugiados.

São cinco famílias sírias, vinte e uma pessoas, incluindo 11 crianças a partir de 2 meses até 18 anos! Das 5 famílias, 4 encontrarão familiares que já chegaram à França pelos corredores humanitários. Eles, como sempre, serão distribuídos em várias áreas de recepção: Eure-et-Loir, Tarn, Ardèche e Seine-et-Marne.

As histórias daqueles que já chegaram mostram que não só é possível salvar aqueles que correm o risco de cair nas mãos dos traficantes de seres humanos, mas também embarcar em caminhos de integração. Numa época em que ajudar os necessitados parece cada vez mais difícil, o programa dos corredores humanitários mostra o crescimento da solidariedade e a generosidade de muitos franceses (alguns dos quais até ofereceram a sua segunda casa para a hospitalidade) e o seu compromisso voluntário e gratuito.

Na França, os recém-chegados são geridos por grupos - associações, paróquias, comunidades, famílias ... - em 40 departamentos franceses, graças a mais de 2.500 voluntários. A prioridade é aprender a língua francesa e a escolaridade imediata das crianças. Depois de obterem o status de refugiados, os adultos são orientados para a integração profissional, com o objectivo de se tornarem independentes dentro de um ano e deixarem as moradias para novas famílias. Esta nova chegada elevou para 471 o número de pessoas que chegaram à França (das 500 previstas no primeiro protocolo) desde Julho de 2017, das quais quase a metade são crianças ou adolescentes.