news

Apetece-lhe ir à escola: começaram as "Summer School", os centros de Verão para as crianças das Escolas da Paz

26 Junho 2020 - ROMA, ITÁLIA

coronavirus
School of PeacechildrenEducationSummer school

Compartilhe Em

O desejo de escola é grande: vemo-lo nestes dias no entusiasmo das crianças das Escolas da Paz felizes por regressar a estudar e aprender com os jovens voluntários nas "Summer School" (Escolas de Verão), nos centros de Verão de Sant'Egidio já operacionais em 19 bairros da capital - de Óstia a Pigneto a Tor Bella Monaca - e em outras cidades de Itália, de Milão a Lucca, a Nápoles - só para citar algumas.

Summer school, uma escola para conhecer o mundo

Na Summer School estuda-se com livros de férias e kits pessoais preparados por jovens. Recupera-se a aprendizagem de disciplinas básicas, mas também se deixa espaço para a ecologia, a educação alimentar e, em particular, a educação para a saúde. Através de brincadeiras, as crianças aprendem as regras para prevenir a infecção pelo coronavírus, para que possam realizar as suas actividades em segurança.

A escola em segurança

A sala de aula acolhe algumas crianças que estudam com um ou dois jovens operadores. As salas são ventiladas e as actividades ao ar livre são preferidas. A desinfecção das mãos é frequente, a máscara é obrigatória e cada um tem um saco com o seu próprio material a utilizar.

O belo da escola

Muitas crianças estão assustadas com o Covid-19 e falam com grande saudade da escola e de poderem estar com outras crianças. No centro de Verão, mostram um desejo de aprender coisas novas. O encerramento da escola tinha-os deixado com um enorme vazio. Também por esta razão, houve um elevado nível de apoio de estudantes do ensino secundário e universitário ao convite da Comunidade para a dar aulas aos mais pequenos para compensar o tempo perdido, também através do blogue dos Jovens pela Paz.
Muitos meninos, filhos de imigrantes, tinham quase esquecido a língua italiana e no início tiveram dificuldade em expressar-se. Outros, que vivem em situações familiares muito frágeis, estavam agitados e sentiram o clima de tensão experimentado durante estes meses de encerramento.

A "rotina" de voltar a sair todos os dias parece um sonho e o regresso a um mundo de relações e novidades que não pode faltar para crescerem mais serenos.

 



Apetece-lhe ir à escola: começaram as
Apetece-lhe ir à escola: começaram as
Apetece-lhe ir à escola: começaram as