Em Moçambique, a experiência de DREAM ao serviço do país: começam os testes para o coronavírus

No laboratório do Centro Polivalente do programa DREAM da Comunidade de Sant'Egidio, na Beira, é possível - a partir desta semana - realizar testes para o Coronavírus.

Desde o final de Maio, o número de casos positivos de Covid-19 na região tem vindo a aumentar de forma constante. Os casos suspeitos, contudo, só são detectados após vários dias, com o risco de infectar outros.
DREAM desde o início da pandemia em Moçambique, colocou os seus 13 centros de saúde em condições de rastrear a SARS-CoV-2 a todas as pessoas em tratamento, fornecendo também educação sanitária às famílias e máscaras protectoras de tecido.

Na semana passada, o laboratório de biologia molecular do Programa DREAM foi visitado pelo Secretário de Estado da Província de Sofala, e pelo Director Nacional dos Laboratórios de Saúde Pública, que solicitou o apoio da DREAM para diagnosticar o Covid-19 em casos suspeitos.
Graças à colaboração da Comunidade de Sant'Egidio com o Instituto Nacional de Saúde de Moçambique, o laboratório DREAM na Beira ajudará a encurtar o tempo de resposta à pandemia no país, testando cerca de 200 amostras por dia.
 

Leai tanbém:

Solidariedade euro-africana contra a pandemia: nos laboratórios DREAM de Sant'Egidio no Malawi testes para o diagnóstico da COVID-19

COVID-19 em África: como Sant'Egidio responde ao coronavírus no campo de refugiados de Dzaleka, no Malawi

Refugiados em Moçambique: vidas marcadas pela pobreza, mudanças climáticas e violência. Sant'Egidio nos campos para refugiados e deslocados internos

Coronavírus: Intervenção urgente em África. Vídeo-conferência de imprensa em streaming com propostas para a prevenção nos países africanos