Em Pádua, "capital europeia do voluntariado", um verão de solidariedade #santegidiosummer

O ano 2020, quando Pádua é a Capital Europeia do Voluntariado, foi caracterizado pela epidemia da Covid, o que tornou necessário ser mais criativos a fim de continuar a estar ao lado das pessoas mais frágeis, numa altura tão particular como o lockdown.

A Comunidade de Sant'Egidio em Pádua nestes meses nunca deixou de ajudar os seus amigos em dificuldades, tais como os sem-abrigo, aliás, construiu redes para que todos pudessem encontrar um lugar onde pudessem ser alojados. E após o encerramento, a solidariedade não acabou, pelo contrário: muitas são as iniciativas de Sant'Egidio em Pádua para este Verão.
Acaba de terminar a Summer school
que envolveu mais de 150 crianças da escola primária nos bairros de Arcella, Mortise e Guizza em actividades de apoio escolar. Após tantos meses de DAD, ensino à distância, foi bom encontrar-se com as precauções necessárias, para estudar e divertir-se juntos.
Foram criados laboratórios e actividades recreativas para os idosos, que correm o risco de serem os mais afectados pelo isolamento social. Foi significativo que no histórico bairro de Portello jovens e idosos ouvissem juntos e se comprometessem em divulgar o apelo "em idosos não há futuro", nascido da reflexão sobre as muitas mortes de idosos devido à Covid.
Infelizmente, uma consequência da epidemia tem sido o agravamento das condições económicas de muitas famílias e, por esta razão, pacotes de alimentos continuarão a ser distribuídos em seis bairros diferentes da cidade, alcançando mais de 650 pessoas.
Numa altura em que falamos justamente de distâncias, como precaução para evitar a propagação do vírus, Sant'Egidio em Pádua e em muitas outras partes do mundo está empenhada em assegurar que não falte essa proximidade que não é física, mas profundamente humana, que é solidariedade, que ajuda a todos e torna a vida menos difícil para quem está em dificuldades.

No vídeo, uma entrevista com Mirko Sossai da Comunidade de Pádua