Ajudemos mais do que nunca a África a ajudar-se a si própria. Editorial de Marco Impagliazzo em Avvenire

É do nosso interesse que a África seja resiliente à pandemia: a alternativa seria dramática.

Uma pandemia é tal porque afecta todos os cantos do planeta. Há hoje em dia uma preocupação crescente sobre o progresso do coronavírus em África. Alguns tinham imaginado que o continente seria quase poupado da infecção. Na própria África, alguns países viram de forma negativa o alarme que teria um forte impacto nas economias nacionais e deixaram de comunicar o número de doenças infecciosas e mortes. Noutros, foi a população que contestou os decretos de encerramento, recorrendo até mesmo à magistratura. Algures, por fim, disseram que seria suficiente recorrer a remédios tradicionais ou acessíveis a todos.
Na verdade, infelizmente, os números estão a acelerar, e muitos boatos circulam entre as pessoas. Sabe-se ou há rumores de que ex-presidentes, ministros e parlamentares estão doentes ou mortos devido ao vírus, suspeita-se que as mortes súbitas de familiares, amigos, vizinhos sejam devidas à Covid19. O vírus está a provar ser cada vez mais um convidado indesejável a bater à porta de todas as nações.
 Afinal de contas, são os mesmos dados que no-lo dizem. A epidemia já não depende, como acontecia no início, das viagens internacionais, mas espalha-se autonomamente. E a grande velocidade.

O quinto país do mundo em termos de casos não é a América Latina, mas a África do Sul, com quase 460.000 infecções e mais de 7.250 mortes (ver www.worldometers.info/coronavirus). E em todo o continente há mais de 874.000 infectados e mais de 18.500 mortes oficiais. Sim, oficiais. Porque a grande questão é a da fiabilidade dos dados fornecidos em situações de saúde sob stress, no contexto de uma falta geral de recursos e de ter de lidar com dificuldades crónicas de comunicação.

Que valor deve ser dado aos 15 mil positivos na Costa do Marfim quando resultam de 90 mil testes, ou seja, um positivo a cada 6, ou aos 7 mil na Guiné que resultam de apenas 14 mil testes (1 positivo a cada 2)?
É evidente que os números disponíveis são apenas a ponta de um icebergue, que não fotografam a realidade de uma epidemia que, como aprendemos na Europa, ataca de uma forma subtil. O vírus está também a mover-se rapidamente em África actualmente, enquanto os lugares nos cuidados intensivos são muito poucos, tal como o número de respiradores é escasso e falta equipamento de protecção pessoal capaz de proteger os profissionais de saúde em toda a parte.
Além disso, os Estados africanos têm de lidar com as consequências económicas e sociais da pandemia bem como da anulação das ligações com o Norte.
Dito isto, o quadro permanece complexo. No continente há países - o Ruanda, por exemplo - que alcançaram resultados extremamente positivos na luta contra a pandemia, desenvolvendo um sistema integrado de testes, seguimento e tratamento comparável aos utilizados em latitudes muito mais ricas em recursos. E também existe a vivacidade e o empenho no campo das milhares de realidades da sociedade civil africana que tentam conter a propagação do vírus dando indicações básicas sobre a prevenção: desde a lavagem das mãos à distância física, até à utilização de máscaras. É também impressionante a capilaridade com que as mensagens de prevenção são veiculadas pelas redes sociais até chegarem a todos. Ou realidades de cooperação, tais como o programa Dream de Sant'Egidio, apoiado pela Conferência Episcopal Italiana, que também fazem o seu melhor para testes serológicos. Espera-se pelo menos que a tragédia da epidemia deixe à África, como legado, uma maior consciência civil e um conhecimento mais generalizado da higiene pública.
A fim de ajudar o continente nesta fase difícil, é urgente que os Estados ocidentais não reduzam a ajuda pública ao desenvolvimento como são tentados a fazer agora.

É do nosso interesse que a África seja resiliente à pandemia: a alternativa seria dramática.Ao mesmo tempo, precisamos de trabalhar para salvaguardar as remessas (que são reduzidas mas ainda a primeira fonte de rendimento externo), tornando as transferências de dinheiro mais baratas. É essencial aumentar a ligação (em terapia e investigação) entre os cuidados de saúde europeus e africanos utilizando as comunicações online para partilhar toda a capacidade científica necessária. Finalmente, devemos preparar-nos para distribuir a vacina também em África, para que não seja deixada para trás.


[ Marco Impagliazzo ]