Para a festa de Sant'Egidio em Moçambique o presente mais bonito é para os idosos: três novas casas na Beira

É uma festa dupla para a Comunidade de Sant'Egidio na Beira, Moçambique. No dia em que Sant'Egidio Abade é celebrado, 1 de Setembro, a Comunidade inaugura três novas casas, doadas aos idosos sozinhos que tinham perdido tudo na destruição causada pelo Ciclone Idai em Março de 2019.

As casas estão localizadas em três bairros diferentes na periferia da Beira. Num destes, Muchatazina, a casa foi construída pelos jovens da Comunidade que frequentaram a Escola da Paz quando crianças. Além de cuidarem dos mais pequenos - revivem com eles o que experimentaram: uma alternativa à violência e à rua - com o início da emergência começaram a visitar os idosos sozinhos. Conheceram Celina, uma mulher de 70 anos, que ficou viúva sem filhos.

No bairro de Chota, por outro lado, a casa é para Joana, 69 anos, que cuida dos seus onze netos e vive com eles. Para ela também, a nova casa é uma bênção. A Lucia de Nduda, de 70 anos de idade, também pode atravessar o limiar da sua nova casa no dia da festa de Sant'Egidio.

A inauguração contou com a presença do Presidente da Câmara de Beira Daviz Mbepo Simango, que agradeceu à Comunidade pelo seu trabalho em prol da paz em Moçambique, que não se limitou a acompanhar o povo moçambicano no final da guerra civil - um trabalho já de grande importância para o país - mas continuou com o seu empenho no tratamento da SIDA e continua hoje com a sua proximidade aos moçambicanos afectados pelo ciclone Idai.