Dia Nacional da OMS para a Segurança dos Cuidados e do Paciente: o trabalho do programa DREAM em África

Hoje 17 de Setembro é o segundo "Dia Nacional da Segurança dos Cuidados e do Paciente" estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para enfatizar que a segurança dos cuidados é uma parte constitutiva do direito à saúde.

A segurança dos pacientes é essencial para a saúde global. Um conceito de importância prioritária para DREAM que representa hoje um modelo de combate ao VIH/SIDA, tuberculose mas também a outras doenças infecciosas.

Partindo dos melhores protocolos diagnósticos-terapêuticos do mundo rico, o Programa encontrou a sua forma adequada em África.

DREAM é capaz de oferecer uma contribuição consistente ao continente, não só na replicação de muitos centros de tratamento do HIV em muitos países africanos, mas também representa um modelo de contraste com muitas outras doenças infecciosas e crónicas. O exemplo de como a emergência do Ébola nos centros DREAM na Guiné Conacri tem sido abordada mostra bem como o modelo de cuidados construído ao longo dos anos é eficaz e funciona se alargado a outras patologias.

A pandemia de Covid-19 que também atingiu África não nos encontrou despreparados, mas impele-nos a melhorar cada vez mais os nossos sistemas e a multiplicar os nossos esforços para ajudar as populações afectadas.