O Presidente polaco Duda em visita à Comunidade de Sant'Egidio

O Presidente da República da Polónia, Andrzej Duda, visitou hoje, juntamente com a sua esposa e o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Zbigniew Rau, a Basílica de São Bartolomeu na Ilha, o memorial dos Novos Mártires, por vontade de João Paulo II. Depois de ter prestado homenagem às relíquias de Santo Adalberto, evangelizador da Polónia, e às capelas dedicadas aos mártires do nazismo e do comunismo, o Presidente polaco encontrou-se com o fundador de Sant'Egidio, Andrea Riccardi, o Presidente Marco Impagliazzo, e alguns responsáveis da Comunidade.

Entre os assuntos do encontro estava o compromisso comum em defesa dos mais fracos, pobres e idosos, particularmente durante a pandemia, possíveis formas de ajudar migrantes e refugiados, tais como os corredores humanitários, dada a difícil situação dos refugiados em Lesbos, o trabalho pela paz e a promoção da liberdade religiosa.

O Presidente Duda agradeceu à Comunidade pelo seu empenho ao lado dos pobres em Varsóvia e outras cidades do país, elogiando o espírito de serviço gratuito que anima os seus muitos voluntários e desejando uma cooperação mais estreita entre a Polónia e Sant'Egidio.