Na Polónia, uma Semana de Oração pelos Refugiados promovida pela Comunidade

Na Polónia, a Comunidade de Sant'Egidio, sob o patrocínio do Conselho Episcopal Polaco para as Migrações, promove uma Semana de Oração para os Refugiados. Iniciado por ocasião do 106º Dia Mundial do Migrante, termina a 4 de Outubro, e envolve várias cidades do país (os encontros no site em polaco).

A Comunidade de Sant'Egidio convida à oração por aqueles que - como escreve o Papa Francisco - eram como Jesus Cristo forçado a fugir no tempo de Herodes. O Santo Padre lembra-nos mais uma vez que quando falamos de migrantes e pessoas deslocadas, demasiadas vezes nos limitamos aos números. "Mas não se trata de números, trata-se de pessoas! (...) E conhecendo as suas histórias, seremos capazes de as compreender. Poderemos compreender, por exemplo, que a precariedade que vivemos com o sofrimento devido à pandemia é um elemento constante na vida das pessoas deslocadas", escreve o Papa na sua mensagem para o Dia do migrante.

A Semana de Oração "Morrer de Esperança" faz parte dos momentos de oração e reflexão que a Comunidade propõe em várias cidades europeias, especialmente desde 2015, ano em que morreram 3771 pessoas, no Mediterrâneo, para recordar as mais de 41.000 vítimas, desde 1990 até hoje, das "viagens da esperança", recordando os seus nomes e histórias.