Malawi: DREAM para a contenção da pandemia e o desenvolvimento dos serviços nacionais de saúde

Na linha da frente do contraste com a Covid-19.

Mesmo no pequeno país africano, tão pouco no centro das notícias mundiais, a pandemia de Covid-19 continua a alastrar-se, embora com menos intensidade do que a primeira vaga. Contudo, as instalações de saúde no país são insuficientes para lidar com a emergência e, por conseguinte, o programa DREAM desempenha um papel decisivo na contenção do contágio.

Só o laboratório de Blantyre analisou 20% das amostras realizadas no Malawi e é o primeiro em termos do número de testes processados. Desde o início da pandemia de Covid-19, o programa DREAM da Comunidade de Sant’Egidio tem estado ao serviço do país africano
, realizando testes PCR para detectar a infecção pelo coronavírus.

Diagnosticar casos sintomáticos e testar pessoas, particularmente os muitos malauianos que regressam da África do Sul devido à crise económica, tornou possível conter a infecção.

Desde o início, o programa DREAM tem desempenhado um papel crucial no diagnóstico, tratamento e monitorização dos pacientes. Desde 2005, os seus laboratórios têm processado amostras para testes básicos, carga viral, CD4, diagnóstico precoce em DBS para bebés com mães seropositivas e testes de resistência aos medicamentos.  Com a colaboração do Ministério da Saúde, o programa cobre as necessidades das áreas central e meridional, mais populosas do Malawi.

A acreditação internacional de laboratórios

Os laboratórios DREAM em Balaka e Blantyre obtiveram recentemente a certificação ISO, um resultado que é o fruto de um longo percurso. São os primeiros laboratórios a receber acreditação internacional no Malawi, onde as instalações operam em áreas subdesenvolvidas onde o fornecimento de electricidade e água nem sempre é garantido. Para além de longos anos de trabalho e colaboração entre biólogos europeus e africanos, o padrão foi alcançado com inovações tecnológicas, como no caso de Balaka, que se situa numa zona profundamente rural. Para lá chegar nem sequer existe uma estrada de asfalto, os últimos quilómetros estão cobertos por um caminho de terra batida.

O encontro com a Ministra da Saúde

A nova Ministra da Saúde Dra. Khumbize Kandodo Chiponda elogiou o trabalho dos laboratórios, durante uma reunião realizada no início de Novembro com uma delegação de DREAM e a Dra. Rose Nyerenda, directora da Unidade VIH.
Durante a reunião, além das intervenções para o tratamento e prevenção da SIDA, foram apresentadas as outras actividades do programa de Sant'Egidio: o tratamento de doenças não transmissíveis, telemedicina, prevenção e tratamento de cancros femininos.
Foram discutidos os novos desafios para os cuidados de saúde no Malawi e as colaborações futuras com o Ministério da Saúde para os novos serviços que DREAM está a activar para a neurologia, epilepsia, audiologia e o diagnóstico precoce do cancro da mama; o que enriquece a contribuição de quase vinte anos da Comunidade para a saúde pública no Malawi.