news
Uma visão comum de fraternidade e paz na carta do Patriarca Bartolomeu I a Andrea Riccardi após o Encontro pela Paz em Roma
4 Dezembro 2020
Andrea Riccardi DialogueBartholomew IO Patriarca Ecuménico Bartolomeu I, Arcebispo de Constantinopla, esteve entre os protagonistas do Encontro de Oração pela Paz entre Religiões, realizado em Roma em Outubro passado, sobre o tema "Ninguém se salva sozinho. Paz e fraternidade". Sobre a importância deste momento, escreveu uma carta a Andrea Riccardi, da qual publicamos a tradução em português:
Ao estimado Prof. Andrea Riccardi, fundador da Comunidade de Sant'Egidio, amada por nós no Senhor: graça a vós e paz de Deus.
É com imenso prazer que enviamos esta Carta Patriarcal de agradecimento, para expressar a nossa gratidão a vós e à Comunidade de Sant'Egidio pelo generoso convite e acolhimento dado à nossa modesta pessoa, bem como aos líderes religiosos de todas as tradições de fé, durante o Encontro Internacional de Oração pela Paz deste ano, intitulado "Ninguém se salva sozinho - Paz e Fraternidade".
Verdadeiramente, tem sido uma alegria profunda poder partilhar a fraternidade e o amor que definem a vossa Comunidade, e participar num diálogo que é excepcional e tão bem recebido que atinge o coração - a própria essência da mensagem evangélica. Na nossa responsabilidade sagrada de estar "sempre dispostos a dar a razão da vossa esperança a todo aquele que vo-la peça - com mansidão e respeito" (Primeira Carta de Pedro 3:15) regozijamo-nos por aproveitar esta oportunidade para reforçar os nossos laços fraternos.
Do nosso Centro Sagrado, imploramos ao Senhor que continue a abençoar a vossa venerável Comunidade e a ajudar-nos a todos a pôr em prática a visão comum que partilhamos e que foi melhor articulada pelo Senhor antes da Sua Paixão "para que todos sejam um só, como Tu, Pai, estás em mim e Eu em ti; para que assim eles estejam em Nós e o mundo creia que Tu me enviaste" (João 17,21).
Do Patriarcado Ecuménico, 2 de Novembro de 2020
Atenciosamente,
Bartolomeu I
Arcebispo de Constantinopla - Nova Roma
e Patriarca Ecuménico



