Charles de Foucauld, pequeno irmão universal, entre os santos proclamados pelo Papa Francisco

Uma memória dele na Basílica de São Bartolomeu

O Papa Francisco, a 3 de Maio, presidiu no Vaticano à celebração de um Consistório público ordinário para votação sobre sete causas de canonização. Um deles é Charles de Foucauld, o irmão Charles de Jesus, o pequeno irmão universal, que dedicou a sua vida a testemunhar o Evangelho entre os pobres da Argélia. 

Uma memória do irmão Carlos é guardada na Basílica de São Bartolomeu, santuário dos novos mártires.

É a espátula que ele usou para a construção dos seus Eremitérios, na qual está gravado o seu emblema, o coração e a cruz. A nemoria, um presente das Irmãzinhas de Jesus e do postulador da causa de canonização, foi entregue durante uma oração a 29 de Outubro de 2019.

Recordamos hoje esse acontecimento citando a carta das Irmãzinhas escrita nessa ocasião e uma nota do irmão Charles


A carta da Irmãzinha Luigina, Superiora de Tre Fontane

Caro irmão Charles,
disseste-nos que Jesus de Nazaré seduziu o teu coração: Jesus, o Filho de Deus, que vivia no anonimato na sua aldeia, quis recordar-te como trabalhador manual na oficina do carpinteiro.  Jesus de Nazaré foi o vosso modelo; ele é também o nosso modelo para nós, tuas discípulas. É por esta razão que, com grande alegria, hoje trazemos para esta igreja um dos teus instrumentos de trabalho. A tua primeira construção na Argélia foi uma pequena capela. Imediatamente a seguir construíste uma grande sala para receber todos os convidados. Pediste a todos que chamassem à tua casa "fraternidade" porque querias que todos soubessem que eras o irmão de todos os pobres e de todos os seres humanos sem distinção. À volta da tua primeira fraternidade, em Beni-Abbès, construíste um muro e nos limites do terreno circundante colocaste pedras representando um recinto monástico. Mas mais tarde, nos outros lugares onde vivias, o muro já não estava lá e já não se falava de recinto. Mais tarde optaste mesmo por viver numa área que era uma área de trânsito para muitos nómadas. Nas tuas viagens, eras acessível a todos, podia-se falar contigo sobre tudo, estavas à vontade com todos. Nós, as tuas discípulas, queremos estar abertas a cada pessoa, às preocupações de todos. Na Argélia eras amigo do Dr. Lhérisson, um médico militar francês. No Natal o convidaste para a missa da meia-noite, mas ele respondeu que não podia vir porque era protestante... Então foste à tua biblioteca à procura de uma Bíblia de edição protestante, que tinhas entre os teus livros, e deste-lha como presente. Nessa altura, a Igreja Católica não falava muito bem dos protestantes, e tu, um padre católico, tinhas a Bíblia deles! Para ti, o Dr. Lhérisson era um amigo e um irmão. Também nós, as tuas discípulas, queremos amar com gentileza para chegar aos outros com respeito onde eles estão. No teu caderno, anotas quando morre um vizinho muçulmano e depois escreves: "Fui ao seu funeral". Tu, um padre católico, em 1914, assistes a funerais de muçulmanos!!! Eles terão certamente recitado as suas orações, e tu certamente não terás permanecido entre eles sem rezar à tua maneira, no segredo do teu coração Nós também, as tuas discípulas, queremos estar perto dos crentes de todas as religiões.Com a tua espátula, mas ainda mais com o teu amor e com todas as tuas capacidades, trabalhaste para construir o Reino. Também nós, as tuas discípulas e amigas, queremos construir um mundo de paz e de justiça, no qual todos seremos irmãos e irmãs.

Notas de Charles de Foucauld do seu retiro antes da ordenação sacerdotal

"Como Jesus, a caridade, o Coração de Jesus quer que eu parta sem demora, com pressa, assim que estiver pronto, assim que o Espírito Santo me impelir, assim que o meu director me enviar, daí resulta que o meu dever é de me preparar, com pressa, para que uma das três condições que dependem de mim possa ser cumprida o mais depressa possível. Em que consiste a preparação? No crescimento no amor, no conhecimento, na maturidade. Adquirir: mais amor, observância fiel da minha Regra; fazer em todas as coisas o que é mais perfeito, a perfeição dos actos quotidianos; sobretudo oração, humildade, amor ao próximo; mais conhecimento, dedicar ao estudo todo o tempo que não é exigido pelas práticas da Regra, pela caridade ou por outros deveres imperativos; mais maturidade, a maturidade será dada directamente por Deus (ou virá naturalmente depois da ciência e acima de tudo do amor). [...] Não seria melhor, como primeira coisa, ir para a Terra Santa? Não. Uma única alma tem mais valor do que toda a Terra Santa e todas as criaturas irracionais reunidas. Não se deve ir para onde a terra é mais sagrada, mas para onde as almas estão em maior necessidade. [...] Todo este desenho não é um efeito e uma tentação de amor-próprio e orgulho? Não. Porque o seu efeito, nesta vida, não será consolação nem honra, mas sim muitas cruzes e humilhações: - Ou sereis desprezados por isto, ou eu serei glorificado por isto: de qualquer modo ganhareis".

 

Textos, imagens e vídeos da oração