Flores, velas e uma oração em memória das vítimas de Würzburg

No dia seguinte ao violento ataque em Würzburg, perpetrado por um somali que sofria de perturbações mentais, com o assassinato de três pessoas e vários feridos, a Comunidade de Sant'Egidio reuniu-se com muitas pessoas no local do massacre, em Barbarossaplatz, no centro histórico de Würzburg.

Com a participação de muitos novos europeus de diferentes culturas e religiões, todos os presentes quiseram mostrar a sua solidariedade para com as vítimas e as suas famílias, colocando flores e acendendo velas, também para expressar a sua rejeição de todas as formas de violência e o seu compromisso com uma cultura de coexistência.

A cerimónia continuou na vizinha Marienkapelle com um momento de oração pelas vítimas e pela coexistência pacífica na sociedade.

A Comunidade, ao reafirmar a sua condenação de todas as formas de violência, declara o seu choque perante as vozes hostis levantadas contra os novos europeus e pede uma vigilância acrescida contra actos de racismo e xenofobia e a consolidação de uma coexistência pacífica entre culturas e religiões. Neste sentido, Sant'Egidio trabalha há anos com os seus cursos de língua alemã e o movimento Povos de Paz.