Housing First (Primeiro a habitação): da colaboração entre Sant'Egidio e Cisco começa uma nova vida para os sem-abrigo

A casa não é apenas um lugar, é a possibilidade de um "novo começo". É uma oportunidade para as pessoas (já existem dezenas delas) que, após anos de vida nas ruas ou em condições muito precárias, se reintegram no tecido social e laboral, recuperando a sua dignidade e esperança.

Este é o significado do programa quadrienal "Housing First" implementado pela Comunidade de Sant'Egidio em colaboração com a Cisco Systems. O Presidente e CEO da grande empresa de computadores, Chuck Robbins, visitou a Comunidade de Sant'Egidio e encontrou-se com o Presidente Marco Impagliazzo. Foi uma oportunidade de conhecer pessoalmente o compromisso da Comunidade para com os mais pobres em Itália e em todo o mundo.

Robbins, acompanhado por uma delegação da Cisco, também conheceu alguns dos antigos sem-abrigo que agora vivem em casas graças ao Housing First. Ouviu as histórias deles e o caminho de reintegração alcançado a partir da nova casa, expressando um forte encorajamento a cada um deles e um forte agradecimento à Comunidade.

No encontro que se seguiu com Marco Impagliazzo, partilharam a intenção de um compromisso comum para apoiar os mais desfavorecidos e ajudar a recomeçar após a pandemia, para tornar as nossas cidades mais inclusivas e a intenção de alargar a cooperação a África, com particular atenção ao programa DREAM.

A visita faz parte de uma colaboração de longa data - que tornou possível, entre outras coisas, oferecer formação informática qualificada a desempregados no contexto da Academia Cisco Net - e irá continuar nos próximos anos.