Há 22 anos atrás a morte de Yaguine e Fodé, jovens migrantes que sonhavam com um futuro diferente. Uma história de hoje

Passaram 22 anos desde 2 de Agosto de 1999, quando Yaguine Coita e Fodé Tounkara, ddois jovens guineenses, foram encontrados congelados até à morte no trem de aterragem de um avião no aeroporto de Bruxelas,no coração da Europa, vindos de Conacri, a capital guineense. Infelizmente, ao longo dos anos, outras jovens vítimas encontraram o mesmo destino, tais como Laurent Barthélémy Guibahi Ani, um marfinense de 14 anos que foi encontrado congelado até à morte no aeroporto de Paris em Janeiro de 2020, ou o rapaz do Mali encontrado com o seu boletim de notas cosido nas suas roupas.

Histórias de esperança, de desespero, e de novo, dramaticamente, de morte.

Yaguine e Fodè tinham escrito e levado consigo uma carta, dirigida a 'Suas Excelências os Membros e Líderes da Europa' e escrevendo os muitos problemas que as crianças e os jovens africanos estavam a enfrentar e as elevadas expectativas que tinham em relação à Europa e aos seus líderes.
Na altura da pandemia, a distância entre os países avançados e o sul do mundo corre o risco de se alargar novamente, devido à disponibilidade desigual da vacina, e esse grito, lançado por Yaguine e Fodèé hoje mais relevante do que nunca, mas infelizmente muitas vezes não é ouvido. Eles escreveram: "Se nos vêem a sacrificar-nos e a pôr as nossas vidas em risco, é porque há demasiado sofrimento em África. Temos guerra, doença, falta de alimentos".
A história de Yaguine e Fodè, que arriscaram as suas vidas e as sacrificaram, é a história de hoje, a história de tantos que diariamente procuram um futuro perigoso e perdem as suas vidas no encontro dramático com a inacessibilidade de uma Europa ainda demasiado fechada.