Na Hungria, Sant'Egidio visita os refugiados que chegaram recentemente do Afeganistão

A 17 de Outubro, a Comunidade de Sant'Egidio em Budapeste organizou uma visita ao campo de refugiados de Vámosszabadi no noroeste da Hungria. Membros de organizações envolvidas no acolhimento de imigrantes, tanto católicos como protestantes, também participaram na delegação. Alguns amigos da Comunidade, refugiados afegãos que chegaram à Hungria há alguns anos, vieram apoiar os recém-chegados que tinham escapado recentemente à tomada do poder pelos Taliban do seu país. Com a ajuda deles foi possível ouvir as muitas histórias diferentes, trocar números de telefone para se manter em contacto.

Os refugiados chegaram à Hungria com nada mais do que a roupa nas costas. O encontro teve lugar perto de Győr, em frente ao campo de refugiados, onde não se pode entrar. Foram distribuídos bens essenciais: vestuário para o Inverno e alimentos (batatas, arroz, óleo, especiarias, fruta e doces para as crianças), que os refugiados apreciaram muito. Foi organizado um almoço em frente do campo e os afegãos quiseram retribuir oferecendo chá a todos. Para as crianças, preparámos brincadeiras para as distrair da vida no campo.

A presença da Comunidade, para além da tão necessária ajuda material, é um rosto acolhedor da Hungria, uma promessa de que um futuro comum é possível, sem medo, sem racismo, sem violência e sem preconceitos.