Ajuda alimentar e prevenção das infecções em Bukavu, no leste do Congo: na Prisão Central e com as crianças de rua

Na emergência causada pela pandemia, a Comunidade de Sant'Egidio continuou o seu serviço de apoio às camadas mais vulneráveis da população: os idosos, as crianças de rua e os prisioneiros.

Na prisão central de Bukavu, Sant'Egidio distribui regularmente kits de apoio alimentar, que incluem arroz e feijão, mas também sabonetes, desinfectantes e máscaras de protecção.

A distribuição foi também uma oportunidade para começar a ajudar no domínio da saúde, através da sensibilização para a prevenção da infecção por Covid-19, explicando a utilidade da vacinação e a importância das medidas básicas de higiene.
Na prisão, um antigo edifício da era colonial construído para 500 pessoas, actualmente há mais de três vezes esse número: 1555 presos, incluindo 89 menores e 43 mulheres em sectores separados. A sobrelotação é um problema muito grave e um factor de risco de contágio.

Para além da prisão central, as distribuições de alimentos visaram as crianças de rua, cujo número aumentou durante a pandemia, e os idosos no bairro Cercle Hippique. Desde Junho, mais de 5.000 kits de alimentos foram distribuídos pela Comunidade.