Combate à Covida em África: Sant'Egidio abre um novo centro de vacinação no Malawi, no centro DREAM de Blantyre

Após a República Centro-Africana e a República Democrática do Congo, o centro DREAM de Blantyre, Malawi, começou também a administrar vacinas anti covid19 , inaugurando assim um novo centro de vacinação em África.

No Malawi, a percentagem da população vacinada é de 3%, as primeiras doses chegaram na Primavera de 2021, mas terminaram cedo. Há apenas um mês, o país recebeu uma doação de alguns países da UE e dos EUA de 395.000 doses de AstraZeneca e Janssen.
O país só agora está a recuperar da sua terceira vaga que viu 61.800 infectados e 3.000 mortos e um longo lockdown de quase três meses que teve um impacto económico devastador sobre a população, agravando a pobreza já generalizada devido à falta crónica de alimentos e emprego.

Sant'Egidio está profundamente enraizado no país há quase 20 anos e, através do Programa DREAM e das suas estruturas sanitárias espalhadas por todo o território, tem estado envolvido desde o início da pandemia na luta contra a COVID, fornecendo máscaras, produtos de saneamento e, sobretudo, implementando uma grande campanha de sensibilização sobre as medidas de distanciamento social a serem tomadas. (Continuar a ler sobre DREAM)