Sant'Egidio recorda com carinho o Arcebispo Desmond Tutu, um homem de paz, que morreu esta manhã na Cidade do Cabo aos 90 anos de idade

A Comunidade de Sant'Egidio recorda com carinho Desmond Tutu, arcebispo anglicano sul-africano e Prémio Nobel da Paz, que faleceu esta manhã em Capetown, aos 90 anos de idade.

Conhecido em todo o mundo pelo seu compromisso não violento contra o apartheid e pelo seu testemunho de incessante compromisso com a paz, reconciliação e justiça em África, foi durante muitos anos um amigo da Comunidade, com a qual partilhou em muitas ocasiões momentos de oração e batalhas pela paz e o futuro de África.

A 26 de Maio de 1988, inaugurou a 'Tenda de Abraão', a primeira casa da Comunidade dedicada aos refugiados. Esta foi a etapa de uma longa amizade, feita de um compromisso comum com a paz, a saúde, os direitos humanos e a luta contra a pena de morte.

"Quando no Natal vos vê com os pobres ao almoço, na basílica de Santa Maria em Trastevere, Deus sorri", disse o Arcebispo Tutu durante uma das suas visitas a Roma. É doce para nós recordar estas suas palavras, à medida que a Comunidade acolhe tantas pessoas pobres em todas as partes do mundo, conscientes da força do legado de paz que ele nos deixa.