A COMUNIDADE

Sant’Egidio è uma comunidade cristã nascida em Roma em 1968 logo após o Concílio Vaticano II, por iniciativa do Andrea Riccardi, num liceu no centro de Roma. Ao longo dos anos tornou-se uma rede de comunidades que, em mais de setenta Países do mundo, focando nas periferias e nos “periféricos”, reúne homens e mulheres de toda idade e condição, unidos por um laço de fraternidade, pela escuta do Evangelho e pelo compromisso volutário e gratuito em prol dos pobres e da paz.

Oração, pobres e paz são as referências chave.

A oração, alicerçada na escuta da Palavra de Deus, é a primeira obra da Comunidade, acompahando e orientando a sua experiência de vida. Em Roma e em todos os lados do mundo, a oração comum è também lugar de encontro e acolhimento para quem quiser ouvir a Palavra de Deus e dirigir a sua própria invocação ao Senhor.

Os pobres são os irmãos  e os amigos da Comunidade. A amizade com os necessitadois – idosos, vagabundos, imigrantes, deficientes, prisioneiros, crianças da rua e da periferia – é uma característica da vida de quem partilhar o caminho de Sant’Egidio nos vários continentes.
A consciência de que a guerra é mãe de todas as pobrezas impeliu a Comunidade a trabalhar pela paz, protegendo-a onde for ameaçada, ajudando a sua reconstrução, facilitando o diálogo onde ficou perdido. O trabalho pela paz è vivido com responsabilidade pelos cristãos, como parte de um serviço mais abrangente visado à reconciliação e à fraternidade, que se manifesta também no compromisso pelo ecumenismo e no diálogo interreligioso no “espírito de Assis”.