ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração com Maria, Mãe do Senhor
Palavra de deus todos os dias

Oração com Maria, Mãe do Senhor

Memória de Santo Adalberto, bispo de Praga. Sofreu o martírio na Prússia oriental para onde tinha ido anunciar o Evangelho (+ 997). Viveu em Roma onde a sua memória é venerada na Basílica de São Bartolomeu na Ilha. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração com Maria, Mãe do Senhor
Terça-feira, 23 de Abril

Memória de Santo Adalberto, bispo de Praga. Sofreu o martírio na Prússia oriental para onde tinha ido anunciar o Evangelho (+ 997). Viveu em Roma onde a sua memória é venerada na Basílica de São Bartolomeu na Ilha.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

O Espírito Santo virá sobre ti
Aquele que nascer de ti será santo.

Aleluia aleluia, aleluia

São João 10, 22-30

Em Jerusalém celebrava-se, então, a festa da Dedicação do templo. Era Inverno. Jesus passeava pelo templo, debaixo do pórtico de Salomão. Rodearam-no, então, os judeus e começaram a perguntar-lhe: «Até quando nos deixarás na incerteza? Se és o Messias, di-lo claramente.» Jesus respondeu-lhes: «Já vo-lo disse, mas não credes. As obras que Eu faço em nome de meu Pai, essas dão testemunho a meu favor; mas vós não credes, porque não sois das minhas ovelhas. As minhas ovelhas escutam a minha voz: Eu conheço-as e elas seguem-me. Dou-lhes a vida eterna, e nem elas hão-de perecer jamais, nem ninguém as arrancará da minha mão. O que o meu Pai me deu vale mais que tudo e ninguém o pode arrancar da mão do Pai. Eu e o Pai somos Um.»

 

Aleluia aleluia, aleluia

Eis, Senhor, os vossos servos:
Faça-se em nós segundo a vossa palavra

Aleluia aleluia, aleluia

O evangelista anota que muitas pessoas se reuniram naquele pórtico para escutarem Jesus. Alguns pedem-Lhe para dizer claramente se Ele é o Messias ou não. Não querem continuar na incerteza e na dúvida. O pedido parece legítimo: "Até quando nos irás deixar em dúvida? Se Tu és o Messias, diz-no-lo abertamente". O pedido não estava errado. Mas não é possível reduzir a procura de Deus ao próprio desejo de tranquilidade, de bem-estar pessoal. A procura de Deus requer o abandono das próprias certezas, dos próprios hábitos para nos deixarmos envolver pelo projecto de amor de Deus, o mesmo de Jesus, isto é, a salvação de todos a começar pelos mais pobres. Há uma sintonia entre o Pai que está nos Céus e o Filho enviado para reunir o rebanho disperso e conduzi-lo para boas pastagens. Jesus respondeu-lhes: "As obras que faço em nome do meu Pai dão testemunho de Mim". Mas os olhos deles estavam ofuscados pelo egoísmo e por uma religiosidade que nem sequer se questionava sobre o bem-estar das pessoas, em particular, dos pobres. "Vós, porém, não quereis acreditar, porque não sois minhas ovelhas". Eles não se sentiam necessitados de um pastor, necessitados de um guia, necessitados de uma luz para iluminar os seus passos. Sem a disponibilidade de escutar o Senhor e a Sua Palavra, sem o empenho de tornar a vida mais fraterna e solidária, é praticamente impossível aproximar-se do mistério de Deus.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO