ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração da vigília
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração da vigília
Sábado, 23 de Agosto


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Todo o que vive e crê em mim
não morrerá jamais.

Aleluia aleluia, aleluia

São Mateus 23,1-12

Então, Jesus falou assim à multidão e aos seus discípulos: «Os doutores da Lei e os fariseus instalaram-se na cátedra de Moisés. Fazei, pois, e observai tudo o que eles disserem, mas não imiteis as suas obras, pois eles dizem e não fazem. Atam fardos pesados e insuportáveis e colocam-nos aos ombros dos outros, mas eles não põem nem um dedo para os deslocar. Tudo o que fazem é com o fim de se tornarem notados pelos homens. Por isso, alargam as filactérias e alongam as orlas dos seus mantos. Gostam de ocupar o primeiro lugar nos banquetes e os primeiros assentos nas sinagogas. Gostam das saudações nas praças públicas e de serem chamados ‘mestres’ pelos homens. Quanto a vós, não vos deixeis tratar por ‘mestres’, pois um só é o vosso Mestre, e vós sois todos irmãos. E, na terra, a ninguém chameis ‘Pai’, porque um só é o vosso ‘Pai’: aquele que está no Céu. Nem permitais que vos tratem por ‘doutores’, porque um só é o vosso ‘Doutor’: Cristo. O maior de entre vós será o vosso servo. Quem se exaltar será humilhado e quem se humilhar será exaltado.

 

Aleluia aleluia, aleluia

Se tu creres verás a glória de Deus
diz o Senhor.

Aleluia aleluia, aleluia

Jesus encontra-Se no templo. E faz o último discurso às multidões. Por um lado, Jesus repreende violentamente os “doutores da Lei e os fariseus” e, por outro, exorta as multidões para não se deixarem enganar pelo ensinamento deles. Isto é, apresenta-se como o verdadeiro pastor delas que quer afastar os mercenários. Jesus não ataca a doutrina deles; antes pelo contrário, diz que é justa e que deve ser respeitada. Mas, outra coisa é o comportamento deles que manifesta uma religiosidade vazia, fria, feita apenas de ritos exteriores. Eles – diz Jesus às multidões que O escutam – esticam as “filactérias”, pequenas caixas que contêm pequenos pergaminhos com trechos bíblicos e que se amarram no braço esquerdo e na testa, mas não tiram as consequências para a própria vida. Com efeito, a origem delas é sugestiva: a Palavra de Deus devia ser recordada (a testa) e posta em prática (o braço). Mas, na realidade, o seu uso, tinha-se tornado numa simples prática exterior. Jesus evoca depois o gesto de “alongar as franjas”, as pequenas tranças de tecido com um cordãozinho arroxeado e azul postas nos quatro ângulos da veste externa. Também Jesus as usava. Mas a exterioridade ostentada mata o sentido interior das indicações da tradição. A mesma reflexão é feita sobre a mania que os fariseus tinham de procurar os primeiros lugares nos banquetes e os primeiros assentos nas sinagogas. Por fim, Jesus polemiza com os títulos “académicos” e oficiais que os doutores da Lei e os sacerdotes exigiam do povo e dos discípulos. Entre estes, Jesus realça o mais conhecido “rabi”, ou seja, ”meu mestre”. Também neste caso, Jesus não rejeita a missão do ensinamento; quer, no entanto, realçar a unicidade da Sua Palavra. Todos os crentes estão submetidos ao Evangelho e é esta a Palavra que sempre e em qualquer lugar devemos escutar, anunciar e viver. Somo gerados pela Palavra de Deus para na fé e, d’Ela tem origem a paternidade de Deus na nossa vida. E é o Evangelho, e não as nossas palavras ou os nossos programas, que tem autoridade sobre a nossa vida. A tentação dos fariseus é a de submeter também a Palavra de Deus às próprias ambições e a uma humanidade velha, em vez de procurar o contrário. É a tentação de reduzir o Evangelho de modo que tranquilize o nosso bem-estar, reduzindo-o às nossas tradições e às do mundo. Jesus estigmatizou essa tentação. E pede-nos para fazermos o mesmo. Por isso, Jesus termina este trecho recordando-nos a primazia da escuta e do serviço. Quem quer ser o primeiro na comunidade tem de ser o primeiro a escutar o Evangelho e a pô-l’O em prática.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO