ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração da vigília
Palavra de deus todos os dias

Oração da vigília

Memória particular das comunidades cristãs na Europa e nas Américas. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração da vigília
Sábado, 24 de Janeiro

Memória particular das comunidades cristãs na Europa e nas Américas.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Todo o que vive e crê em mim
não morrerá jamais.

Aleluia aleluia, aleluia

Hebreus 9,2-3.11-14

Foi construída uma tenda, a primeira, chamada o Santo, na qual se encontrava o candelabro e a mesa dos pães da oferenda. Por detrás do segundo véu estava a tenda chamada Santo dos Santos, Mas, Cristo veio como Sumo Sacerdote dos bens futuros, através de uma tenda maior e mais perfeita, que não é feita por mão humana, isto é, não pertence a este mundo criado. Entrou uma só vez no Santuário, não com o sangue de carneiros ou de vitelos, mas com o seu próprio sangue, tendo obtido uma redenção eterna. Se, de facto, o sangue dos carneiros e dos touros e a cinza da vitela com que se aspergem os impuros, os santifica, purificando-os no corpo, quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo a Deus, sem mácula, purificará a nossa consciência das obras mortas, para que prestemos culto ao Deus vivo!

 

Aleluia aleluia, aleluia

Se tu creres verás a glória de Deus
diz o Senhor.

Aleluia aleluia, aleluia

A Carta aos Hebreus continua a sua reflexão sobre o novo sentido do sumo sacerdócio de Jesus em relação ao antigo. Nos primeiros versículos o autor sagrado descreve, embora brevemente, o tabernáculo da aliança mandado preparar por Moisés segundo as indicações que tinha recebido no monte (8, 5). O que tinha acontecido na primeira aliança prefigurava o que Deus viria a realizar em plenitude com Jesus. De facto, o tabernáculo da presença de Deus já nos diz alguma coisa também acerca da nova e futura aliança que será realizada no novo “templo”: isto é, em Jesus. É, depois, o próprio Jesus que afirma que não veio abolir mas completar a lei. A tenda da antiga aliança estava dividida em duas partes: “o Santo” e o “Santo dos Santos”, ocultado atrás de um véu. Na Carta realça-se a separação entre estas duas partes: no “Santo” estão as coisas simples próprias da vida de todos os dias, ou seja, o candelabro, a mesa e os pães da oferta; enquanto que no “Santo dos Santos” estão conservadas as coisas mais preciosas e resplandecentes de ouro. O autor vê, na primeira tenda, a imagem da Terra, enquanto que no Santo dos Santos a do Céu. Também para os ministros havia uma distinção: na primeira tenda podiam entrar todos os sacerdotes, enquanto que na segunda, entrava unicamente o sumo-sacerdote e só uma vez por ano, depois de ter oferecido um sacrifício cruento e aspergido o sangue no propiciatório. Este ritual mostra que “ainda não está aberto o caminho para o santuário” do Céu. Só com Jesus é que se verifica uma completa mudança do sacerdócio e da Lei (7, 12). Até agora, o autor afirmou que Jesus, constituído sumo-sacerdote, atravessou os céus (4, 14) e ofereceu-Se a Si mesmo uma vez por todas (7, 27); sentou-Se à direita do trono da Majestade (8, 1) e tornou-se ministro do verdadeiro santuário construído por Deus e não pelo homem (8, 2). E oferece os bens “futuros” (10, 1), isto é, realiza as promessas da nova aliança (8, 6) que são a remissão dos pecados e a definitiva união com Deus. Ele pode oferecer esses bens porque exerce um ministério sacerdotal não no espaço limitado do santuário terreno, mas numa “tenda muito maior e mais perfeita, não construída por mãos humanas, isto é, que não pertence a esta Criação”. E, enquanto Sumo-Sacerdote, não pôde entrar no Santo dos Santos “sem sangue” (9, 7). De facto, entrou com o sangue, mas não com o dos animais, à maneira antiga. Jesus entrou no Santuário com o Seu próprio sangue. Os discípulos, acolhidos neste mistério de salvação, desde já entram com Ele no Santo dos Santos purificados “das obras da morte” para “servir ao Deus vivo”.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO