ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração da vigília
Palavra de deus todos os dias

Oração da vigília

Memória dos Santos Cirilo e Método, doutores da Igreja eslava e patronos da Europa. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração da vigília
Sábado, 14 de Fevereiro

Memória dos Santos Cirilo e Método, doutores da Igreja eslava e patronos da Europa.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Todo o que vive e crê em mim
não morrerá jamais.

Aleluia aleluia, aleluia

Gênesis 3,9-24

Mas o Senhor Deus chamou o homem e disse-lhe: «Onde estás?»

Ele respondeu: «Ouvi a tua voz no jardim e, cheio de medo, escondi-me porque estou nu.» O Senhor Deus perguntou: «Quem te disse que estás nu? Comeste, porventura, da árvore da qual te proibi comer?» O homem respondeu: «Foi a mulher que trouxeste para junto de mim que me ofereceu da árvore e eu comi.» O Senhor Deus perguntou à mulher: «Por que fizeste isso?» A mulher respondeu: «A serpente enganou-me e eu comi.» Então, o Senhor Deus disse à serpente:
«Por teres feito isto, serás maldita
entre todos os animais domésticos
e entre os animais selvagens.
Rastejarás sobre o teu ventre,
alimentar-te-ás de terra todos os dias da tua vida.

Farei reinar a inimizade entre ti e a mulher,
entre a tua descendência e a dela.
Esta esmagar-te-á a cabeça
e tu tentarás mordê-la no calcanhar.»

Depois, disse à mulher:
«Aumentarei os sofrimentos da tua gravidez,
entre dores darás à luz os filhos.
Procurarás apaixonadamente o teu marido,
mas ele te dominará.»

A seguir, disse ao homem:
«Porque atendeste à voz da tua mulher
e comeste o fruto da árvore,
a respeito da qual Eu te tinha ordenado: ‘Não comas dela’,
maldita seja a terra por tua causa.
E dela só arrancarás alimento
à custa de penoso trabalho,
todos os dias da tua vida.

Produzir-te-á espinhos e abrolhos,
e comerás a erva dos campos.

Comerás o pão com o suor do teu rosto,
até que voltes à terra de onde foste tirado;
porque tu és pó e ao pó voltarás.»

Adão pôs à sua mulher o nome de Eva, porque ela seria mãe de todos os viventes.

O Senhor Deus fez a Adão e à sua mulher túnicas de peles e vestiu-os.

O Senhor Deus disse: «Eis que o homem, quanto ao conhecimento do bem e do mal, se tornou como um de nós. Agora é preciso que ele não estenda a mão para se apoderar também do fruto da árvore da Vida e, comendo dele, viva para sempre.»

O Senhor Deus expulsou-o do jardim do Éden, a fim de cultivar a terra, da qual fora tirado.

Depois de ter expulsado o homem, colocou, a oriente do jardim do Éden, os querubins com a espada flamejante, para guardar o caminho da árvore da Vida.

 

Aleluia aleluia, aleluia

Se tu creres verás a glória de Deus
diz o Senhor.

Aleluia aleluia, aleluia

Deus nunca abandona os homens, nem sequer quando eles pecam e se afastam d’Ele. Ele procurou Adão e Eva e, com afecto, pergunta: “Adão, onde estás?” É verdade, às vezes escondemo-nos do Senhor e do Seu olhar para nos fecharmos em nós mesmos. Sucede sempre que vivemos como se Deus não existisse e não fosse nosso amigo. Mas o Senhor continua a perguntar-nos também a nós, como fez com Adão: “Onde estás?”. E todos os dias pede-nos para não nos escondermos ao Seu amor. Adão, provavelmente ciente do pecado cometido, tem medo, envergonha-se. Começa assim, um colóquio entre o homem, a mulher e Deus. Como muitas vezes acontece também connosco, ninguém gosta de reconhecer o próprio pecado. Estamos sempre prontos para arranjar qualquer desculpa, para atribuir a responsabilidade das nossas acções e do mal aos outros. Mas Deus sabe o que aconteceu. As Suas palavras à serpente, à mulher e ao homem são apenas a consequência do que aconteceu. É o próprio pecado que provoca consequências gramáticas que marcam a história da humanidade e do mundo: a inimizade, a dor, a fatiga de viver, até mesmo a morte. Sem Deus morre-se, sem Deus tornamo-nos inimigos, como acontecerá entre Caim e Abel. Mas o propósito de Deus não é castigar Adão e Eva, não é castigar o pecador. Ele continua a preocupar-se com o homem e a mulher, fazendo-lhes algo que lhes possa cobrir a nudez. É também a roupa do Seu amor que os poderá cobrir quando deixarão o jardim da vida com Deus. Quem tenta elevar-se a si e aos outros a deus, perde a amizade com Deus, a vida com Ele. A expulsão daquele jardim não é nada mais que a consequência da escolha de viver para si mesmos, de deixar de viver na obediência de Deus. Quantas vezes nos subtraímos à amizade de Deus e a uma vida com Ele para seguirmos a nós mesmos, para escutarmos os ídolos do mundo, as suas ilusões, os falsos profetas! Deus deverá mandar o Seu Filho Jesus Cristo ao mundo para reconduzir os homens à vida com Ele, dentro da Sua aliança. Por isso, segundo o apóstolo Paulo, Jesus Cristo é o novo Adão: “Portanto, assim como pela falta de um só resultou a condenação para todos os homens, do mesmo modo foi pela justiça de um só que resultou para todos os homens a justificação que dá a vida. “Assim como, pela desobediência de um só homem, todos se tornaram pecadores, do mesmo modo, pela obediência de um só, todos se tornarão justos” (Rm 5, 19).

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO