ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração da vigília
Palavra de deus todos os dias

Oração da vigília

Memória do profeta Isaías. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração da vigília
Sábado, 9 de Maio

Memória do profeta Isaías.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Todo o que vive e crê em mim
não morrerá jamais.

Aleluia aleluia, aleluia

São João 15,18-21

«Se o mundo vos odeia, reparai que, antes que a vós, me odiou a mim. Se viésseis do mundo, o mundo amaria o que é seu; mas, como não vindes do mundo, pois fui Eu que vos escolhi do meio do mundo, por isso é que o mundo vos odeia. Lembrai-vos da palavra que vos disse: o servo não é mais que o seu senhor. Se me perseguiram a mim, também vos hão-de perseguir a vós. Se cumpriram a minha palavra, também hão-de cumprir a vossa. Mas tudo isto vos farão por causa de mim, porque não reconhecem aquele que me enviou.

 

Aleluia aleluia, aleluia

Se tu creres verás a glória de Deus
diz o Senhor.

Aleluia aleluia, aleluia

Jesus, depois de ter falado da íntima relação de amor que intercorre entre os discípulos e Ele, passa a falar do ódio que os discípulos serão objecto no mundo por parte das forças do mal. Com efeito, há uma incompatibilidade profunda, radical entre o amor gratuito que é próprio do verdadeiro discípulo de Jesus e a lógica mundana que procura sempre o proveito ou, pelo menos, a compensação em qualquer situação. Isso não significa que é preciso sentirmo-nos alheios à realidade que nos circunda ou aspirar a separarmo-nos completamente dela. Continuamos a ser cidadãos deste mundo mas, como afirma um antigo documento cristão, a Carta a Diogneto, estamos ao mesmo tempo alheios à sua mentalidade e inseridos nele, mas como peregrinos que caminham em direcção de uma realidade diferente, melhor. Confrontarmo-nos escrupulosamente connosco, com os nossos hábitos, os nossos comportamentos, com os ensinamentos do Senhor é a única maneira de sabermos de quem somos filhos: se de Deus ou da mentalidade deste mundo. Só se caminharmos na estrada do amor evangélico é que seremos sinal de contradição para o mundo, não por uma presumível originalidade própria mas sim, porque estamos ligados a Jesus, mandado pelo Pai para nos atrair a Ele. De resto, Jesus não veio para confirmar o mundo na sua escravidão por parte do mal. Jesus veio para combatê-lo e libertar os homens daquela escravidão que os torna submissos e vítimas do mal e da maldade. Jesus travou uma verdadeira luta contra o mal e o seu poder sobre os homens. Os discípulos, obviamente, estando com Jesus, receberão a mesma hostilidade que se abateu sobre Ele. Por isso Jesus avisa os discípulos de então e os de hoje: “Se Me perseguiram a Mim, perseguir-vos-ão também a vós; se guardardes a minha palavra, guardarão também a vossa palavra”. O discípulo que vive o Evangelho torna-se sinal do próprio Senhor. Quem o acolhe e imita o seu exemplo, acolhe e imita Jesus. E quem despreza o discípulo, despreza também Jesus. É o que foi revelado a Paulo no caminho para Damasco. O Senhor disse-lhe: “Saulo, porque Me persegues?”. Nesta pergunta, transparece claramente aquela ligação íntima que existe entre Jesus e os discípulos, e nós também. E explica a razão da oposição aos cristãos ainda hoje. A mensagem evangélica permanece sempre alternativa à mentalidade egocêntrica do mundo.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO